Estacionar a menos de cinco metros das esquinas eleva o risco de acidentes

Hoje vamos falar um pouco sobre as irregularidades encontradas quando um motorista vai estacionar seu veículo nas principais ruas de União da Vitória. A irregularidade mais comum que encontramos são os motoristas que estacionam seus veículos muito próximos as esquinas.

Muitas vezes isso acontece por erro na sinalização, pois em alguns pontos existe a sinalização horizontal pintada a menos de cinco metros da esquina, então, induzido ao erro o motorista acaba estacionando seu veículo, mas também existe aqueles motoristas que insistem em burlar a lei, mesmo com a sinalização apropriada insistem em estacionar os veículos próximos as esquinas.

Como em nossa cidade não existe Agentes de Trânsitos para fiscalizar esses tipos de infração os motoristas se aproveitam e acabam estacionando seus veículos a menos de cinco metros, veículos que ficam naquele local por horas.

Estacionar a menos de cinco metros de uma esquina é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro, considerado uma infração média, tendo como penalidade a multa no valor de R$ 130,16 (cento e trinta reais e dezesseis centavos) e ainda como medida administrativa a remoção do veículo.

Além de cometer infração de trânsito o motorista que estaciona o veículo muito próximo as esquinas acaba prejudicando o campo de visão dos outros motoristas, trazendo um risco grande porque atrapalha a visibilidade de quem tem que tomar a decisão de atravessar a via preferencial, o motorista acaba fazendo uma manobra arriscada.

Na procura por uma vaga, muitos motoristas acabam passando por cima da lei e deixam os carros próximos as equinas. A situação faz com que outros motoristas avancem com seus veículos para ganhar visão. Com isso, podem ocorrer colisões.

É preciso um trabalho conjunto dos órgãos competentes em regulamentar as sinalizações de acordo com o Manual de Trânsito, mas também a consciência dos motoristas em respeitar a legislação. Essa união trará um trânsito muito mais seguro a todos.