Participação do jornalista e historiador Aristides Leo Pardo

Convidado é um entusiasta em analisar os nomes das ruas em União da Vitória

É curioso saber que o carioca Aristides Leo Pardo não escolheu a cidade maravilhosa do Rio de Janeiro para contar a história do seu povo, mas sim a cidade – que também é querida pela sua gente – que é União da Vitória. Caminhante do Vale do Iguaçu, dia sim e dia também, Aristides pretende lançar no próximo ano, ou talvez neste, um livro sobre a história dos nomes das ruas de União da Vitória.

O professor de História que é especialista em Geografia, História e Meio Ambiente; História: Cultura, Memória e Patrimônio, também jornalista e escritor, já publicou os livros “No país do futebol, cidade sem memória: A História futebolística de Campos dos Goytacazes (São Paulo: agbook. 2010) e “Ferroviário Esporte Clube: Nos Trilhos da Bola, Nos Trilhos da história” (Ixtlan: São Paulo, 2014).

 “Também pesquiso o futebol brasileiro e as transformações da sociedade com a publicação de diversos trabalhos sobre o tema. Tenho interesse pela História do Brasil, da Imprensa Nacional, por questões de gênero e história local/regional”, acrescenta.

Conhecido no Vale do Iguaçu por Tide Carioca, o também pesquisador é um entusiasta em analisar os nomes das ruas em União da Vitória.

“Estou desenvolvendo um trabalho sobre isso; a ideia é saber quem pisou ali antes da gente. Além do do Rio de Janeiro, eu já morei em Belo Horizonte e Curitiba e penso que em todo um novo lugar que a gente chegue é importante conhecer a sua história. Quando eu estudava jornalismo também puxava essas histórias. Em Campos dos Goytacazes, por exemplo, a minha dissertação no curso de comunicação foi sobre a história da cidade. Quando eu morava em Campos eu conheci um livro que se chamava Gente Que é Nome De Rua, do escritor Waldir Carvalho, e que me chamou a atenção”.


Serviço

Se você souber alguma curiosidades sobre o nome da sua rua pode colaborar com a pesquisa do Tide por meio do tidejor@gmail.com e/ou (42) 9957 – 0770.