“A máscara é o instrumento mais importante às eleições deste ano”

Elvis Jakson Melnisk, Juiz da 33ª Zona Eleitoral de União da Vitória, foi o convidado da CBN Vale do Iguaçu
2020-juiz-entrevista

Na continuidade do Especial Eleições 2020, o programa CBN Linha Aberta deste sábado, 14, conversou com o Juiz da 33ª Zona Eleitoral de União da Vitória, Elvis Jakson Melnisk. Comentou o processo eleitoral e sobre como votar com segurança em meio à pandemia de covid-19.

Salientou que é obrigatório o uso de máscara. Sem o instrumento não será permitido o acesso aos locais de votação e os eleitores que não estiverem usando a máscara serão impedidos de entrar, segundo o tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Disse ainda que na hora da votação, vai funcionar assim: o eleitor apresenta seu documento ao mesário (que não vai manusear a documentação) e assina a lista de votação, preferencialmente com uma caneta própria que ele trouxe de casa. Em seguida, higieniza as mãos com álcool e se dirige à urna para depositar o voto. Após votar, higieniza novamente as mãos com álcool.

Para reduzir as filas, nessas eleições não será feito a identificação do eleitor por meio da biometria, método que torna o tempo de votação 70% maior, segundo o TSE.

Recomenda que os eleitores com 60 anos ou mais, considerados grupos de risco para a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, votem entre as 7h e as 10h.

Esse intervalo, porém, não será obrigatório e pessoas de outras idades não serão barradas nesse horário mas deverão aguardar ao final da fila ou em fila separada, respeitando a preferência dos maiores de 60 anos.