“Orgulho que o nosso País lidera o setor agropecuário”, afirma José Mário Schreiner

Natural aqui de Porto União, Schreiner preside hoje a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás

José Mário Schreiner se encontra em Porto União neste fim de semana, para festejos com familiares. Em sua agenda, abriu um espaço para conversar com a reportagem da CBN Vale do Iguaçu. Ele concedeu entrevista na manhã deste sábado, 28, para o Programa CBN Linha Aberta.

Natural de Porto União, Schreiner preside hoje a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás. Ele contou sobre a sua origem – de pequeno agricultor à Presidente da Federação da Agricultura. Nasceu na roça, perto do distrito de Santa Cruz do Timbó, município de Porto União, em Santa Catarina, divisa com o Paraná. “Éramos sete filhos; nossos pais, Erich Ludwig e Maria Angélica, tiravam a sobrevivência num sítio que dividiam com nossos tios e avós. As memórias de infância ainda estão frescas na cabeça, meus familiares trabalhando a terra no sol, na chuva, com frio de 5ºC, com calor de 40ºC. A gurizada tomava água de bica, banho no córrego, brincava com galinhas, porcos. Calçado era só para ir à igreja. E ninguém adoecia. A farmácia era a horta”, revela.

Foi membro da Associação dos Produtores de Soja de Mineiros (Assojam). Ajudou a fundar a Associação dos Produtores de Grãos de Mineiros (APGM). Me tornei vice-presidente da Cooperativa Mista Agropecuária do Vale do Araguaia (Comiva). Passou a militar no Sindicato Rural de Mineiros; também assumiu a Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Disse também o Brasil deixou de ser importador de alimentos e se transformou no maior produtor e exportador do mundo. Cerca de 85% das propriedades brasileiras são de pequeno porte e produzem 15% dos alimentos cultivados no Brasil. “Orgulho que o nosso País é agropecuário”, afirma.