PEDIASUIT: É uma modalidade terapêutica que estimula o crescimento e desenvolvimento de cada criança”

Bárbara Camila Flissak Graefing, Mestre em Fisioterapia, participou do Programa CBN Linha Aberta
2019 03 02 Barbara Gaefing

Bárbara Camila Flissak Graefing é jovem de idade e de espírito; mas com uma maturidade que parece que nasceu entre os livros e boas palestras. Ela é fisioterapeuta formada pela Unidade de Ensino Superior do Vale do Iguaçu (Uniguaçu), Mestre em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com estudos de Aperfeiçoamento em Fisioterapia Pediátrica na instituição de ensino do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. Em pauta, na manhã de sábado, 02, durante o Programa CBN Linha Aberta, a profissional falou sobre PEDIASUIT.

De acordo com a Fisioterapeuta, o PediaSuit é uma abordagem holística para tratamento de indivíduos com distúrbios neurológicos, como paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento, lesões traumáticas cerebrais, autismo e outras condições que afetam as funções motoras e funções cognitivas de uma criança.

Todo o procedimento tem como base um programa de exercícios específicos e intensivos. “É uma modalidade terapêutica que estimula o crescimento e desenvolvimento de cada criança. Trabalha a eliminação de reflexos patológicos e o estabelecimento de novos padrões de movimentos corretos e funcionais”, explica a fisioterapeuta.

CRIADA NOS ANOS 70

De acordo com o Conselho Regional de Fisioterapia, uma roupa criada nos anos 70 por cientistas russos para uso dos astronautas inspirou o método, pois os mesmos, chegavam do espaço com dificuldades motoras, perda de movimentos, massa muscular e estrutura óssea debilitada. O Suit consiste em colete, touca, shorts, joelheiras, calçados e um sistema de elásticos ajustáveis, posicionados para reproduzir a musculatura, funcionando como uma estrutura elástica externa, promovendo uma melhora da postura e consequentemente melhora dos movimentos, alinhando o corpo o mais próximo do normal, desempenhando um papel crucial na normalização do tônus muscular, do sistema vestibular e de funções sensoriais.