Biblioteca e Museu Histórico finalmente serão inaugurados

Considerado um “elefante branco” pelo então vice-prefeito e secretário de Cultura de União da Vitória, Bachir Abbas, a Biblioteca e o Museu Histórico Professor Aniz Domingos finalmente serão abertos ao público.

Em entrevista à CBN Vale do Iguaçu em 22 de maio de 2018, Bachir disse que a obra faz parte de um projeto criado em 2010 e que, de lá para cá, a inauguração do imóvel não havia acontecido por conta de alguns entraves jurídicos. Desde então, a administração de União da Vitória tem buscado alavancar o projeto para usufruto da sociedade.

A atual secretária de Cultura de União da VitóriaFrancielle Misturini, compartilhou que o prédio, localizado na rua Prudente de Moraes, próximo ao Cartório Eleitoral, sairá do papel.


O espaço cultural foi fruto de uma parceria do poder público e iniciativa privada, que aconteceu em 2010, ano do início da sua construção. A iniciativa foi da senhora Alzira Domingos, moradora de Porto União, que se comprometeu em custear a obra, na época orçada em R$ 500 mil.

A prefeitura fez a doação do terreno para a construção do prédio que foi projetado pelo engenheiro Adailton Lehrer. Com cerca de 300 metros quadrados, o local conta com salas já reservadas para estudos e pesquisas.

Em justificativa, Alzira tinha a vontade de homenagear um de seus onze irmãos, o professor Aniz Domingos (in memorian), que na época contava com um acervo particular. O professor faleceu em 1994. Agora, o prédio será administrado pela Secretaria de Cultura, conforme determinação judicial.


Doações

Moradores que quiserem fazer doações para o Museu, como peças antigas e fotos ligadas à história da cidade, pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura no telefone (42) 3521-1200.