Festa do Steinhaeger e do Xixo esbarra na Covid-19

Acipu e Secretaria de Cultura de Porto União cogitam evento para dezembro. Decisão final depende do cenário da pandemia

A experiência germânica no Vale do Iguaçu, por meio da Festa do Steinhaeger e do Xixo, teve a sua última edição realizada em dezembro de 2019. Das treze edições que aconteceram ininterruptamente, a festa necessitou de uma parada no ano passado, por conta da pandemia da Covid-19. O Ministério da Saúde (MS) recomendou em 13 de março de 2020, o cancelamento ou adiamento de eventos com grande participação de pessoas em razão da pandemia.

Porém, para este ano, circula nos bastidores uma possível realização do evento para a segunda semana de dezembro. Organizada pela Associação Empresarial de Porto União (Acipu) em parceria com a Secretaria de Cultura, evento depende da orientação da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e dos órgãos epidemiológicos do Estado.

De acordo com o presidente da Acipu, Fábio Rulf, entidade que detém a organização do evento, o martelo ainda não foi batido. Muito possivelmente, o formato da festa em Porto União também vai mudar para atender as necessidades de distanciamento social.