“Municipalismo é uma defesa do PTB; menos Brasília e mais Brasil”

Ernani Bortolini, presidente do PTB de União da Vitória, foi o convidado da CBN Vale do Iguaçu

A CBN Vale do Iguaçu dá continuidade ao Especial Eleições 2020. Desde esta segunda-feira, 17, você confere a participação dos presidentes dos partidos políticos de União da Vitória e Porto União. A intenção é entender a posição atual e a tendência do partido nas eleições municipais deste ano.

O convidado desta quinta-feira, 20, foi o presidente do PTB de União da Vitória, Ernani Bortolini. Ele participou do Programa CBN Manhã de Notícias.

Partido

O Partido Trabalhista Brasileiro aparece em sexto lugar no Brasil em número de filiados, sendo 1.092.195.

No Paraná aparece em sétimo, com 60.239 membros.

Já em União da Vitória também aparece sétimo, com 239 filiados.


Confira a entrevista:

CBN Vale do Iguaçu: O senhor assumiu recentemente a presidência do partido. Entre os objetivos, estava a busca da composição de novos nomes para compor o PTB, mas com um olhar especial à juventude. Esses propósitos foram cumpridos?

Ernani Bortolini: É, na verdade eu assumi a presidência do PTB em agosto do ano passado, em virtude da gentileza do presidente estadual Alex Canziani e do Secretário do partido, o Paulinho. E a partir dessa data, nós começamos um trabalho de renovação do partido, e isso é verdade. Buscando inclusive, pessoas que sejam jovens, não apenas de idade, mas de pensando, e que estejam preocupados com o bem-estar das pessoas. A nossa visão é de que a política vem para ajudar as pessoas, ser sensível as pessoas, isso faz parte da atividade política. O Papa Francisco já disse algumas vezes: “que a política é a forma mais alta de caridade”. Ou seja, eu ajudo os outros, eu político de qualquer partido, e que deixa os seus interesses pessoais e passa a ajudar as pessoas; aquelas pessoas que muitas vezes ele nem conhece. Então a ideia do PTB é trazer já para esse pleito de 2020, pessoas que estejam preocupadas em ajudar os outros, em especial nesse momento de pandemia. O PTB que montar um grupo de pessoas identificadas com a cidade, no sentido de ajudar; vou tirar o meu tempo para ajudar as pessoas. Isso é fazer a boa política e, que hoje em dia está demonizada, porque alguns políticos dão margem para isso. Mas a nossa ideia é fazer a boa política, que a pessoa seja realmente um servidor da cidade e, não enriqueça de forma ilícita. Você deve enriquecer pelo seu trabalho e, sobretudo ajudar as pessoas, no nosso caso, o cidadão de União da Vitória, especialmente em um período como esse, a pandemia.

CBN Vale do Iguaçu: Nessa questão da busca por novos nomes, diante da busca pela participação das mulheres. Essa representatividade apresentou evolução?

Ernani Bortolini: Sim. Essa pergunta é muito boa e agradeço por ela. Essa é uma tradição, é cultural, não é apenas no Brasil, mas no mundo, de que a política sempre foi, durante o século 20 e anteriores, um território quase que dominado por homens. Isso não é bom. Porque a mulher traz uma nova visão, uma visão mais ampla. Com o passar do tempo e o desenvolvimento da sociedade no século 20 e 21, esse estigma, esse tabu, foi sendo quebrado. Até a nível mundial, hoje o primeiro ministro da Alemanha é uma mulher, a Ângela Merkel, há vários anos. Em 2016, quase que Hillary Clinton se tornou a primeira presidente dos Estados Unidos. No próprio Brasil já tivemos uma presidente da república. No nosso Estado do Paraná já tivemos duas governadoras, que eram vice e se tornaram governadoras. A ex-governadora Emília Belinati, nos anos 80 e 90, e a ex-governadora Cida Borghetti. Então é um tabu que está sendo quebrado e isso é muito bom. As mulheres são muito bem-vindas em qualquer atividade e também na política. Nós estamos tentando até passar essa cota, e fechar mais ou menos, 50% de homens e 50% de mulheres. Tabus e preconceitos estão aí para serem quebrados. Isto faz parte da evolução da humanidade e eu fico contente que isso está acontecendo. E no PTB, no momento devido, após a convenção, você (âncora) e os amigos da CBN vão verificar que o número de mulheres é evidentemente significativo.

CBN Vale do Iguaçu: Qual é a posição do partido neste momento em relação ao executivo. A intenção é lançar candidatura própria?

Ernani Bortolini: Na verdade, em relação ao executivo, como não foi feita a convenção ainda, ela vai ser feita no final do próximo mês, nós não temos uma posição oficial. O que eu posso falar para você (âncora) e amigos da CBN, falo em primeira pessoa, eu Ernani, me sinto muito confortável e muito agradável, com a candidatura do vice-prefeito Bachir Abbas. Ele tem demonstrado um excelente trabalho junto ao Prefeito Santin Roveda e, que está se lançando candidato. Então, no meu entendimento pessoal é do apoio, do PTB ao vice-prefeito Bachir Abbas, que eu tenho certeza que será um excelente prefeito de União da Vitória, um dos melhores da história. Mas veja bem, o PTB pela sua própria essência, é o partido da conversa. É o partido em que não tem um dono. Eu não sou o dono do partido, eu estou presidente por um determinado tempo, mas o partido pertence aos seus filiados; a diretoria e seus filiados. Então esse assunto vai ser debatido e votado em convenção. O que a convenção decidir vai ser a decisão tomada, e não a minha. Aí eu seria autoritário e não democrático. A democracia é a vontade da maioria. Então vamos esperar a convenção que devemos fazer no final do mês que vem. Eu, por mim pessoalmente, vou votar e vou trabalhar para que haja um apoio na candidatura do atual vice-prefeito, Bachir Abbas. Mas isso deve ser votado e referendado na convenção.

CBN Vale do Iguaçu: E a respeito do legislativo:  a ideia é lançar chapa completa? Quer adiantar nomes? O senhor é pré-candidato?

Ernani Bortolini: Bom, no momento, ainda também não temos isso definido. É segredo né. O segredo se eu contar para você (âncora), você vai contar para todo mundo e está todo mundo ouvindo, porque eu sei que a audiência da CBN é imensa. Nós temos alguns nomes. Mas ainda estamos analisando e conversando. Nós temos um tempo ainda para o pleito, que passou de outubro para novembro. Então, eu prefeito nesse momento, hoje, dia 20, não adiantar nenhum nome; nem o meu. Eu estou à disposição do partido, se o partido entender que sim, ótimo. Se entender que não, ótimo. Eu como presidente estou para trazer o PTB, que é o partido mais antigo do Brasil, com 75 anos, é o único partido dentre os existentes hoje, que existia antes, do governo militar. Ele nasceu em 15 de maio de 1945; então é um senhor de 75 anos, forte, robusto e com vontade de trabalhar. Então a prioridade é o fortalecimento do PTB em União da Vitória.

Teremos candidatos ao legislativo? Sim, teremos em torno de uma dúzia ou um pouco mais. Mas por enquanto eu vou pedir licença, e divulgar em um momento oportuno.

CBN Vale do Iguaçu: O senhor acredita que esse pensamento da população brasileira diante da busca por renovação, será concretizado com mais intensidade nas eleições municipais deste ano?

Ernani Bortolini: Eu acho que sim, porque a eleição municipal é extremamente importante. Inclusive essa é uma das bandeiras do PTB. Além daquelas bandeiras que já são conhecidas, a defesa do capitalismo solidário, a defesa dos interesses do trabalhar, da democracia, o PTB também tem uma bandeira que pá defesa do municipalismo. Ou seja, é no município que nós trabalhamos, cada um na sua atividade, é no município que nós temos as nossas amizades, contatos e que criamos os nossos filhos. E o município é muito maltratado, até na questão tributária, pelo atual formato do estado brasileiro. Então o municipalismo é uma defesa do PTB, fazer com que o município seja cada vez mais forte. É o famoso ditado: menos Brasília e mais Brasil. Então essa eleição municipal se torna extremante importante, porque dificilmente nos conhecemos o senador, o deputado federal, mas nós conhecemos o vereador. Eu penso que a eleição municipal é tão importante quanto a estadual e a federal. O PTB defende com veemência, afinco, já há 70 anos, o municipalismo; a ideia que os municípios têm que ser fortes. Porque os cidadãos não moram em Brasília, com exceção dos brasileiros; eles moram nos municípios. Essa eleição vai ser muito importante, apenar da pandemia. Mas vai ser uma eleição importante para que o cidadão vote consciente e faça o município melhor do que já é. 

CBN Vale do Iguaçu: Sua avaliação, notas de 0 a 10 para:

*Presidente Jair Bolsonaro?

Ernani Bortolini: Como professor da Universidade do Contestado já há vinte anos, eu me sinto bem tranquilo em dar nota, pois já faz parte do meu dia a dia. O presidente Bolsonaro eu vejo como uma pessoa bem-intencionada. Eu tenho 48 anos e acompanho os governos no Brasil, desde o governo Sarney. E fico muito feliz, que pela primeira vez, um governo em um ano e meio, não tem nenhum caso de corrupção. Nenhum caso de corrupção. Isso por incrível que pareça é uma exceção. Isso deve ser muito aplaudido na sociedade. Vejo muita experiência e esperança no Ministro da Economia Paulo Quedes e também no Ministro de Infraestrutura, o Tarcísio.

Eu daria uma nota oito para Jair Messias Bolsonaro.

*Governador do Paraná, Ratinho Júnior?

Ernani Bortolini: Também acho que ele faz um bom governo. Uma pessoa bastante acessível. Extremante conhecedor das dificuldades do Paraná. Também está nos agraciando com a Ponte José Richa.

Daria a mesma nota, a nota oito.

*Prefeito de União da Vitória, Santin Roveda?

Ernani Bortolini: O prefeito Santin tem se revelado também um dos melhores prefeitos da história do município. Uma pessoa acessível, jovem, empreendedor, inteligente.

Eu daria uma nota maior, mas daria um nove. Ele juntamente com o vice-prefeito Bachir Abbas estão fazendo um excelente trabalho por União da Vitória.