PODCAST: Pinhão, alimento regional é o queridinho da população nos dias frios

podcast-pinhao-cbn

PINHÃO é um alimento regional que dá na árvore chamada Pinheiro do Paraná, muito comum na Região Sul do Brasil. A colheita e a venda do PINHÃO foram liberadas no Paraná e em Santa Catarina no dia 1º de abril, conforme Lei Estadual e recomendação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

A reportagem em PODCAST – material em formato de áudio, foi produzido pelos jornalistas Jaqueline Castaldon, Ricardo Silveira e Wannessa Stenzel. A edição foi de Álvaro Moreira.

As narrativas convidam você a conhecer a história do alimento e seus benefícios; sua utilização na gastronomia no Vale do Iguaçu e a relação do PINHÃO com as lembranças da infância.

A reportagem conta a história de Matos Costa, cidade catarinense localizada a 40 quilômetros de Porto União, quando em 2017, de uma única Araucária, foram colhidas 500 pinhas.

Conta também, a rotina da Família Baumann, de Porto Vitória, cidade paranaense que fica a 25 quilômetros de União da Vitória, que além de entusiastas do Pinhão, aproveitam o período da colheita para reunir a comunidade ao redor do pinheiro.

Por fim, especialistas comentam expectativa para a safra do pinhão em 2020.

Ouça abaixo o conteúdo: