Potenciar o turismo do Vale do Iguaçu é tema de palestra

atema-palestra-turismo5

“Sim, sou um entusiasta do turismo. Minha admiração pelo assunto começou por acaso e já estou neste ramo há 20 anos”. A frase foi dita por Wilson Miguel, pessoa que respira o turismo quase que 24 horas por dia. São leituras. Selfies nos mais variados estados brasileiros e um desejo: fomentar o turismo sustentável, tema que o consagrou como o primeiro palestrante especialista no assunto com 137 participações para o currículo. Também é CEO do Grupo Eco & Eco e, em parceria com o setor público e privado da cidade de Itá (SC), desenvolve uma série de ações para alavancar o turismo. É empresário há 27 anos, graduado em Marketing e Pós-Graduado em Gestão Ambiental (Unicamp).

Na ocasião, nesta quarta-feira, 10, a convite da Associação de Turismo e Meio Ambiente (Atema) de União da Vitória, Wilson Miguel ministrou uma palestra com o tema “Faça seu projeto Turístico sem precisar investir o seu dinheiro”. O evento aconteceu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), cujo ingresso foi um quilo de alimento não perecível a ser destinado para uma entidade filantrópica do Vale do Iguaçu. O público foi formado por empresários e aficionados pelo assunto.

Também, durante a sua estada pela cidade, a qual visitou União da Vitória pela primeira vez, e se vislumbrou com o Morro do Cristo, o palestrante concedeu entrevista para a CBN Vale do Iguaçu, onde esteve acompanhado pela Presidente da Atema, Arceli Fudal. Em suma, explanou sobre como o turismo pode ser um instrumento de educação ambiental através de cases de sucesso pelo Brasil, onde citou a cidade de Itá (SC), como referência neste segmento.

Apresentou também os projetos de incentivo ao turismo local que podem caminhar juntos, com retorno financeiro para o município e o cuidado e preservação com o Meio Ambiente. Além disso, ao mencionar os cases, lembrou que “é possível começar do zero um negócio da área de turismo”, onde coloca que o Brasil é muito bem servido de espaços naturais. “O que eu percebo é que as pessoas querem sentir o ar da natureza, tirar uma fruta do pé e desfrutar de um espaço tranquilo e longe de grandes centros”.

Turismo Sustentável

O conceito de turismo sustentável se apoia em três pilares essenciais: o pilar ambiental: por exemplo, a conservação da natureza onde estiver alojado; O pilar econômico: o apoio aos negócios locais; O pilar social: por exemplo, o apoio aos projetos culturais locais.

Social

Para a participação na palestra, foi sugerido a doação de um quilo de alimento não perecível, destinado ao Abrigo Santa Clara. O espaço atende mulheres com sofrimento psíquico, algumas com esquizofrenia, Depressão, Bipolaridade e Demência.

SERVIÇO:

Associação Casa de Apoio Santa Clara (ACASC) – Abrigo Santa Clara

Rua Horácio Ribeiro, 1400 – Bairro São Sebastião – União da Vitória.

Fone: (42) 3524 7719; (42) 99446718