
“Estou contente que uma linha de trem não separa ninguém”.
Afirmou a Secretária da Educação, Aldair Wengerkiewicz Muncinelli, ao citar a parceria entre Porto União e União da Vitória, no planejamento do desfile de Sete de Setembro para 2021. De acordo com a educadora, as cidades limítrofes apresentaram a mesma temática: homenagear aos profissionais da Saúde do Vale do Iguaçu.
Anualmente o Desfile Cívico Militar é organizado pelas equipes das Secretarias de Educação de ambos os municípios. Em reunião realizada na segunda-feira, 9, na administração de União da Vitória e na quinta-feira, 12, no auditório da Educação, a programação deste ano fará menção à Pátria e levará às ruas os profissionais que se dedicam dia e noite ao enfrentamento da pandemia do coronavírus.
De acordo com Aldair, ainda será confirmado pelo comando do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5º BEC) se haverá atos cívico-militares. A tradicional revista à tropa segue mantida para abertura do Desfile, que neste ano, acontece às 10 horas. “Objetivo é agradecer aos profissionais da saúde e dizer o quanto eles foram e são importantes neste momento difícil”, disse.
O cancelamento das tradicionais solenidades no desfile cívico-militar é uma medida de prevenção sanitária para evitar aglomerações nas cerimônias, devido ao risco de contaminação pelo doença respiratória.
“Tivemos várias ideias que mantenham os protocolos sanitários e que emocionem aos moradores. Pensamos em colocar o palanque das autoridades em cima dos trilhos, para união das cidades. As sugestões são diversas e tem nos arrepiado de emoção. O palanque neste ano será formado por no máximo 16 pessoas. O desfile será emocionante, mas tem muita coisa que é surpresa”.
Para o Secretário de Educação de União da Vitíria, Ricardo Brugnago, a intenção é mantermos a tradição, porém de uma maneira diferente.