“Araucária deve ser totalmente extinta até 2070”

2019 10 09 Guilherme Karam

O Coordenador de Negócios e Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Guilherme Karam, participou na tarde desta quarta-feira, 9, do Programa CBN Tarde de Notícias.

Comentou sobre o estudo publicado pela Universidade de Reading, no Reino Unido, revela que a Araucária deve ser totalmente extinta até 2070, como um resultado da intensa e predatória exploração madeireira e do manejo inadequado das sementes. O cenário ainda é agravado pelas mudanças climáticas, que interferem neste e em outros ecossistemas. Para os cientistas, apenas intervenções direcionadas podem ajudar a garantir a sobrevivência da espécie na natureza.

Como uma forma de conciliar conservação de espécies e desenvolvimento econômico, foi criada a iniciativa Araucária+, que tem como objetivo impulsionar a conservação da biodiversidade, reduzindo a tendência de desmatamento e degradação deste ecossistema, por meio de um modelo de valorização da floresta com Araucárias e de desenvolvimento sustentável das comunidades associadas.