Bituruna participa da Primavera de Museus

Casa Sanber irá representar a região no evento que é coordenado pelo Ibram

A Casa Sanber, museu comunitário, que fica na cidade de Bituruna (PR), irá participar pela primeira vez da Primavera de Museus.

Em sua 15ª edição, a ação que é anual e coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema, o qual é escolhido pelo próprio Instituto. Neste ano, o tema é “Museus; Perdas e Recomeços”.

A presidente da, diretora na Vinícola Sanber e membro do Conselho Municipal de Turismo, Micheli Bertoleti Rosso, acredita que o evento trará visibilidade à região Sul do Paraná, bem como irá divulgar e valorizar os museus brasileiros e aumentar o público visitante.

“Além disso, a intenção é intensificar a relação com a sociedade e promover uma integração entre as instituições museológicas do País”, diz.

Ação acontece mediante protocolo sanitário de combate a Covid-19. A temporada de eventos da Primavera dos Museus acontece a entre os dias 20 e 26 de setembro, com mais de 680 instituições inscritas, ultrapassando, também, mais de 1.700 atividades em todo o Brasil voltadas ao público.


 Ano de 1940

Conta Micheli, que foi no ano de 1940 que tudo começou.

“A Casa Sanber é um museu privado aberto a todos os públicos, que busca preservar e promover uma construção arquitetônica exemplar que pode ser considerada patrimônio histórico da cidade e região. Mantendo características originais, o espaço conta com mobiliário, objetos e utensílios de época que são amplamente apresentados aos visitantes que busquem mais que conhecer a história do vinho”.


Serviço

Em Bituruna, o evento contará com visita guiada, nos dias 25 e 26, das 14h às 15h30. Acontece no Museu Casa Sanber, que integra a Rota do Vinho do Munícipio; será gratuito e aberto a todos os públicos. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (42) 3553 2652 e (42) 9930-5199.