“Cargos comissionados de Paula Freitas não apresentam salários abusivos”

Valdemar Antonio Capeleti (PSD), prefeito de Paula Freitas, participou da série de entrevistas realizada pela CBN Vale do Iguaçu
WhatsApp Image 2020-08-10 at 08.59.46

Valdemar Antonio Capeleti (PSD), prefeito de Paula Freitas, foi o convidado desta segunda-feira, 10, da série de entrevistas POLÍTICO É TUDO IGUAL?

A participação aconteceu durante o Programa CBN Tarde de Notícias.

Entrevistado

Valdemar Antonio Capeleti (PSD), está no terceiro mandato como prefeito de Paula Freitas.


Confira a entrevista:

CBN Vale do Iguaçu: Em sua visão, qual foi sua principal atitude como Prefeito durante este mandato?

Valdemar Antonio Capeleti: A principal atitude foi reorganizar a parte administrativa do município. Paula Freitas vinha gastando com recursos, pagando vantagens a funcionários e, de acordo com as leis do trabalho, não poderiam ser pagas. Nós, orientados pelo Ministério Público tomamos as medidas necessárias e corrigimos esses problemas. Nós tínhamos aqui, funcionários que trabalhando ou não, recebiam durante o mês, o total de cem horas extras, e de acordo com as leis trabalhistas, não é permitido mais do que 40 horas no mês. Teve até ações neste sentido, de funcionário querendo incorporar como vantagens os salários que recebiam, porém, no decorrer do processo, a prefeitura foi vencedora e não foram incorporadas essas vantagens ao salário dos funcionários. Também reorganizamos todo o RH, e ficou dentro do que é permitido por lei. Ao assumir o município, não encontram se quer um projeto a nível de estado e governo federal. Tivemos que planejar os projetos e encaminhar para área federal e estadual e, com isso, Paula Freitas trilhou um novo caminho.

CBN Vale do Iguaçu: O que pensa sobre os patamares salariais do funcionalismo municipal, principalmente sobre os cargos comissionados de livre nomeação?

Valdemar Antonio Capeleti: Na verdade, os cargos comissionados que nós temos aqui no município de Paula Freitas, nenhum deles apresentam salários abusivos. Nós estendemos que os colaboradores do município, pelo trabalho que prestam à comunidade, deveriam ser melhor remunerados, mas por força de lei, não podemos ultrapassar o *limite prudencial. Nós temos falta de funcionários nos serviços gerais, de operador de máquinas, professores e não podemos contratar, porque o limite permitido por lei seria de 51.3% e Paula Freitas, com todo o enxugamento que fizemos na máquina, estamos com 54%. Mesmo entendo que vários servidores deveriam ser melhor remunerados e lei de responsabilidade fiscal não nos permite.

CBN Vale do Iguaçu: Qual sua opinião sobre a contratação de parentes?

Valdemar Antonio Capeleti: Olha, nós tomamos esse cuidado para que Paula Freitas não tivesse esse problema e, que o prefeito não precisasse responder por isso. Portanto, nós estamos com a consciência tranquila e não estamos trabalhando com parentes nomeados, mas sim, com pessoas capacitadas. Eu tenho na secretaria de saúde, educação, obras, entre outras, pessoas que conseguem dar conta do que foi delegado a elas. Nós estimamos muito esse trabalho e sabemos o quanto é importante; pois o prefeito sozinho não faz nada, é preciso trabalho em equipe.

CBN Vale do Iguaçu: Qual é a nota que dá e porque para o Presidente Bolsonaro?

Valdemar Antonio Capeleti: Na verdade, Jair Bolsonaro é o presidente que trouxe uma certa tranquilidade aos brasileiros, tirando da mão de políticos de esquerda a intenção de implantar o *socialismo no Brasil e, nós, não queremos viver esse tipo de política, de viver o regime da Venezuela e de Cuba; queremos ter a liberdade que nós temos. Também liberdade de expressão, de trabalho e de escolha.

Para mim ele tem a nota dez. Estamos vivendo esse momento de tranquilidade e tomara que se estenda por muitos anos.

CBN Vale do Iguaçu: Para o Governador do Paraná, Ratinho Júnior?

Valdemar Antonio Capeleti: Eu não tenho como dizer nada contrário ao Governador Ratinho Junior, em função dos projetos que Paula Freitas encaminhou, através do nosso representante junto ao governo, que é o deputado Hussein Bakri, líder do governo. Fomos muito bem atendidos e os recursos liberados. Nós planejamos e elaboramos os projetos, cobramos os resultados desses projetos e foram todos liberados. Temos aí várias obras realizadas e outras que serão iniciadas nessa semana. Só temos a agradecer. Trilhamos um novo progresso em investimentos.

Posso dar à ele nota dez.

CBN Vale do Iguaçu: Para o prefeito de Paula Freitas, Valdemar Antonio Capeleti (PSD) e equipe?

Valdemar Antonio Capeleti: Sobre o meu mandato eu só posso dar uma boa nota aos nossos colaboradores. Nós ficamos em 19º lugar no Estado na questão da transparência e, isso demonstra a reponsabilidade com que as pessoas – que me assessoram, estão trabalhando. Foi um trabalho desenvolvimento com seriedade e responsabilidade. Por isso que Paula Freitas, de 399 municípios, foi classificado em 19º lugar em transparência.

CBN Vale do Iguaçu: Como o senhor (a) avalia o cenário eleitoral do município neste momento? (Expectativas, candidaturas / apoio)

Valdemar Antonio Capeleti: Na verdade, eu sou um pré-candidato e dentro do grupo político que nós temos aqui, eu fui escolhido para disputar novamente a eleição. Sou um pré-candidato e espero que a população compreenda e entenda o trabalho que nós realizamos nesses três anos e meio. Se trabalho dá voto, isso não fizemos. O prefeito eleito ele não é prefeito de um partido, é prefeito para trabalhar para a população.

CBN Vale do Iguaçu: É pré-candidato a algum cargo na atual eleição? Se sim, qual?

Valdemar Antonio Capeleti: Sou pré-candidato para disputar novamente o pleito eleitoral no cargo de prefeito.


* Limite prudencial – As despesas com pessoal devem ser acompanhadas e registradas conforme preceitua a LRF. Todo gestor público deve ter domínio sobre os limites aos quais as despesas devem ser submetidas.

* Socialismo – “Existem 5 países comunistas no mundo atual. China, Vietnã, Laos, Coreia do Norte e Cuba”, disse, em entrevista ao G1.