Cruz Machado alerta sobre ocorrência de hantavirose

Cidade teve o primeiro caso confirmado da doença no Paraná em 2021

A Secretaria de Saúde de Cruz Machado divulgou, na semana passada, um alerta para a hantavirose. Informação vale principalmente para o entorno da cidade, por conta de dois casos positivos para a doença, sendo um foi na Linha Encantilado e o outro na Linha Rio da Areia.

Conforme a assessoria de comunicação de Cruz Machado, a cidade registra ainda dois casos suspeitos da doença, que estão localizados na Linha Palmital e na Linha Rio da Areia. Em anos anteriores, a hantavirose já vitimou sete pessoas em Cruz Machado.

Por conta disso, a equipe da saúde busca a prevenção sobre a doença por meio de uma capacitação com o tema “Hantavirose, inspeção do local provável e aplicação do roteiro de investigação”, que aconteceu no dia 17, em União da Vitória. Participaram representantes 4ª Regional de Saúde de Irati, divisão de zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e representantes dos municípios que compõe a 6ª Regional de Saúde de União da Vitória. A equipe da 6ª Regional de Saúde estará novamente em Cruz Machado para uma capacitação com os agentes comunitários de saúde.


*  diretora da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória comenta o assunto.