“Falta de chuva tem prejudicado o plantio, além de impor dificuldades à safra atual”

Analista da Epagri/Cepa afirma que problemas climáticos e atual conjuntura econômica nacional estão encarecendo o preço dos alimentos

A falta de chuva tem prejudicado o plantio, além de impor dificuldades à safra atual. O analista da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/Cepa), João Rogério Alves, acrescenta ainda que problemas climáticos e a conjuntura econômica nacional (2021-2022) estão encarecendo o preço dos alimentos.

  Disse também que Santa Catarina ainda não apresentou oficialmente o levantamento dos prejuízos, porém diversas cidades já registraram perdas de mais de 80% nas suas produções; ao qual segundo João, gera um prejuízo enorme por conta do trabalho de um ano inteiro dos agricultores do Estado.

“A dupla feijão e arroz é consagrada na mesa dos brasileiros. Porém, temos reparado que o consumo do feijão vem caindo nos últimos cinco anos. As pessoas tem optando pela proteína animal em detrimento da vegetal, ou seja, mais carne e menos feijão. Já o arroz mantém sua produção e consumo estabilizada, sendo somente em Santa Catarina 148 mil hectares cultivados; é uma cultura que exige área irrigada e que não tem muito para onde crescer”, diz.

Segundo o analista o produtor tem plantado o feijão baseado no seu preço.