Mudanças no ICMS é discutida por deputados e empresários

Nesta segunda-feira foi discutida em uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná a carga tributária do estado. O encontro foi proposto pelo deputado estadual Requião Filho (MDB) e teve participação de representantes de diversos setores, como a indústria de alimentos e farmacêutica, além de integrantes da Secretaria da Fazenda do Paraná.

A ideia é propor mudanças no modelo de tributação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e de Substituição Tributária (ST), considerando a situação econômica atual, para evitar evasão fiscal, endividamento e o favorecimento de grandes empresas externas em prejuízo de pequenos negócios locais.

Requião considera que o modelo precisa ser revisto, porque não existe paridade tributária no Paraná. Ele reforçou que grandes empresas recebem grandes benefícios enquanto as pequenas que são as que mais geram emprego e renda, fecham suas portas e não recebem nenhum incentivo. Para ele, é essa desigualdade que impede uma concorrência em equilíbrio de condições e dificulta a abertura de novas fábricas.