O Espetáculo do Empreendedorismo

Ideia de um negócio lucrativo é aposta de microempreendedores de Porto União em Santa Catarina

O Lago dos Cisnes, ballet dramático do compositor russo Tchaikovsky entrará em cartaz e Seli e Cris Scharnoski, mãe e filha, respiram fundo para mais uma apresentação.

O sucesso do espetáculo depende do talento e da performance não apenas daquela que está no palco, exibindo as suas sapatilhas de pontas, a sua força e delicadeza, mas sim delas que adaptam os desenhos originais do figurino às medidas de cada bailarino para que a poesia com a linha e agulha encante o seu público.

Seli e Cris brilham no espetáculo, porém atrás dos bastidores do palco. São as costureiras de trajes artísticos dos dançarinos de Porto União, cidade que fica a 435 quilômetros da capital catarinense, Florianópolis.


O Brasil registrou um número recorde de abertura de pequenos negócios em 2021. Foram mais de três milhões de empreendimentos, aumento de 19% em relação a 2020, quando foram criados mais de 3 milhões de micro e pequenas empresas. os dados são de um levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados da receita federal.

Lembrando que são enquadradas como microempresas os negócios que têm faturamento anual de até R$ 360 mil ou emprega até nove pessoas no comércio e serviços ou 19, no setor industrial.


Em Porto União a expansão de pequenos negócios também aparece em outros segmentos.

Julia Spak representa a mudança no perfil dos novos empreendedores. No Brasil uma parcela significativa dos jovens brasileiros já empreende ou espera ter o negócio próprio pelo fato da independência financeira e autonomia no trabalho.

 

Julia tem 23 anos e desde 2019 começou o seu próprio negócio: a Medusa Joalheria.


Segundo o estudo empreendedorismo jovem no Brasil, realizado pelo Sebrae com base em dados da pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua do IBGE, no segundo trimestre de 2021, apenas 6,8% dos empreendedores brasileiros eram jovens entre 18 e 24 anos, o que corresponde a aproximadamente 1,9 milhão de pessoas.


Pioneira do Biscuit no Brasil, Ana Modugno começou a trabalhar com este material em 1988. Ajudou a divulgar e popularizar a técnica em programas de televisão e revistas com seus trabalhos.  suas técnicas foram se popularizando até chegar no bairro Santa Rosa em Porto União.

Viviane de Jesus, aos 41 anos, é uma artesã muito conhecida nas redondezas onde mora. A empreendedora tem um Ateliê e faz sucesso com miniaturas de animais, plantas, pessoas, entre outros.

Após ela postar uma foto no facebook para mostrar o seu trabalho, muitas pessoas gostaram e começaram a fazer os pedidos.


Seli, Cris, Julia e Viviane representam as mulheres no empreendedorismo em Porto União rompendo barreiras onde o protagonismo feminino ficava atrás da coxias.

Pesquisa do Sebrae, feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE mostra que a presença delas, no ramo, representa 34%. outro dado destacado aponta que 49% das empreendedoras catarinenses são chefes da casa.

Já dizia o escritor norte-americano Stephen King “você pode, você deve e se você for corajoso o suficiente para começar, você vai.”