“Para Porto União sete vereadores estariam de bom tamanho”

Miguel Chokailo Neto (PSB), suplente de vereador em Porto União, participou da série de entrevistas da CBN Vale do Iguaçu
WhatsApp Image 2020-07-30 at 14.29.44

Em vias de se iniciar o processo eleitoral 2020, a CBN Vale do Iguaçu, até o dia 6 de agosto, entrevista os vereadores de União da Vitória (13) e de Porto União (11) para que você possa tirar suas próprias conclusões acerca da indagação: Político é tudo igual? 

Na continuidade da série de entrevistas, nesta sexta-feira, 31, participou o suplente de vereador Miguel Chokailo Neto (PSD), que está no lugar da titular Salime Farah.

Miguel é vereador de primeiro mandato.


Confira na íntegra a entrevista.

CBN Vale do Iguaçu: Em sua opinião, qual foi sua principal contribuição enquanto vereador neste mandato?

Miguel Chokailo Neto: Sem dúvida, o pouco tempo na câmara de vereadores, em substituição a doutora Salime Farah, a qual pediu afastamento, e mantive a função do vereador, e qual é? É a proximidade com o povo, com a administração, fiscalizando obras, legislando em prol da população, com indicações e proposições. Tudo que julguei ser de bom grado para o município eu aprovei juntamente com os demais vereadores.

CBN Vale do Iguaçu: O que o senhor pensa sobre a demanda popular recorrente que pede redução de salários dos vereadores?

Miguel Chokailo Neto: É um tema polêmico. Cada qual tem sua visão sobre o assunto. Todo o trabalhador, funcionário ele merece o seu pagamento, o seu retorno em cifrões, e os vereadores também têm direito ao subsídio e a própria constituição federal prevê isso, existindo um teto máximo a ser respeito. Infelizmente, isso as vezes, não é respeitado. É claro que o legislativo sendo bastante enxuto, sendo econômico, esses valores são devolvidos no final de cada exercício vigente. Eu na minha situação, como vereador suplente, eu estava doando metade do meu subsídio para instituições de caridade. Eu sou militar aposentado.

CBN Vale do Iguaçu: Qual é a sua opinião sobre a ampliação de cadeiras no legislativo municipal?

Miguel Chokailo Neto: A própria constituição prevê, a organização dos estados no seu capítulo 4, no artigo 29, que o número de vereadores é proporcional ao número de habitantes de cada cidade. Em Porto União se prevê o mínimo de 9 e o máximo de 11 vereadores. O número ímpar serve para questão de desempate. Para Porto União, eu diria, como pagador de impostos e vereador, que sete vereadores estariam de bom tamanho. porque é um município pequeno, em crescimento, apesar de ser centenário, não tem dada arrecadação, indústria, então quantos menos seria melhor, desde que todos arregaçassem as mangas. Para isso é necessário entrar com uma PEC. Mas existe a iniciativa popular, tanto para o salário de vereadores quanto para as cadeiras.

CBN Vale do Iguaçu: Qual é a nota que dá e porque – para o Presidente Bolsonaro?

Miguel Chokailo Neto: Sem dúvida, é uma situação bastante crítica para o lado dele. O povo quis mudanças. E algumas trapalhadas e atitudes não estão sendo bem vistas. Temos que ter orgulho do presidente. Ele é o nosso presidente e é o nosso representante. Daria uma nota oito.

CBN Vale do Iguaçu: Para o Governador de Santa Catarina?

Miguel Chokailo Neto: Sou suspeito em avaliar o Governo Moisés. Até porque ele é militar, é coronel tal qual eu sou da política militar e ele é do bombeiro. É uma honra falar do governador e da vice, como pessoas. Mas em contrapartida fico triste, cabisbaixo, não durmo tranquilo, porque estamos tendo um péssimo governo. Santa Catarina é um estado pujante, arrecadador, que aparece na quinta ou sexta posição a nível nacional. Nós já contamos com bons governadores, sem dúvidas, uns um pouco mais truncados, outros não. Santa Catarina vinha respondendo bem, em termos de exportação, e assim por diante. E temos essa situação agora do Governador. Eu darei uma nota péssima para ele, que é a nota três. Fico triste em avaliar um governo do estado dessa maneira.

CBN Vale do Iguaçu: Para o prefeito Eliseu Mibach?

Miguel Chokailo Neto: O prefeito Eliseu é um administrador de formação. Já passou por dois mandatos no município de Porto União. É um bom prefeito e que merece um bom conceito. Merece nota de oito acima. Também sou suspeito em falar, também fiz parte da equipe como secretário de administração. O PSD também tem o vice-prefeito Percy Stork desenvolvendo um bom trabalho. Mesmo com a pandemia e baixa arrecadação ele vem (o prefeito) fazendo um bom trabalho.

CBN Vale do Iguaçu: Como o senhor avalia o cenário eleitoral do município neste momento?

Miguel Chokailo Neto: Olha, no pleito que se aproxima em novembro temos várias situações que vem se desenhando em termos de administração municipal, tanto executivo como legislativo. Alguns novos nomes devem aparecer, para vereador e prefeito. É quase certeza que teremos o candidato a reeleição, Eliseu Mibach. Também pré-candidato ao executivo pelo PSD, o próprio vice Percy Stork.

CBN Vale do Iguaçu: É pré-candidato a um novo mandato?

Miguel Chokailo Neto: Não, não serei candidato nesta eleição e creio que talvez nunca mais, bom isso ainda não sei.