POSSÍVEL REABERTURA: “Fafen poderá suprir falta de oxigênio que já ameaça os hospitais do Paraná”

Tadeu Veneri, líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, foi o convidado da CBN Vale do Iguaçu

A CBN Vale do Iguaçu conversou hoje,23, com o deputado estadual  líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, Tadeu Veneri.

Na ocasião, anunciou que está organizando audiência pública para debater a reabertura da fábrica de Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen-PR), em Araucária, na região metropolitana de Curitiba. Fechada no ano passado, sob a alegação de que dava prejuízo, a Fafen que poderá suprir a falta de oxigênio que já ameaça os hospitais do Paraná.

Na semana passada, o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Paraná (MP-PR) enviaram ofício conjunto à Petrobras, governo do Paraná, Ministério da Saúde e Federação Única dos Petroleiros (FUP) solicitando a reativação da fábrica.

De acordo com o MPF e o MP-PR, a Fafen-PR tem capacidade de produzir de 350 mil a 750 mil metros cúbicos de oxigênio hospitalar por dia. Como comparação, só o consumo nas UPAs de Curitiba saltou nos últimos dias de 420 metros cúbicos para 3,5 mil metros cúbicos por dia.


Filho e neto de ferroviários, Tadeu Veneri nasceu em União da Vitória e mudou-se em 1972, para trabalhar em Curitiba. Em 1974, começou a estudar Psicologia, na Universidade Católica do Paraná e Universidade Federal do Paraná.