“Professores com inteligência emocional sofrem menos estresse profissional”

O Professor do Curso de Psicologia Gilberto Gaertner foi o convidado do Programa CBN Tarde de Notícias
2019 10 18 Gilberto Gaertner

O Professor do Curso de Psicologia da Universidade Positivo, Gilberto Gaertner, foi o convidado desta sexta-feira, 18, do Programa CBN Tarde de Notícias. Em pauta: “INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É SEGREDO DE BONS PROFESSORES”.

Empatia, respeito, criatividade, resiliência, liderança, motivação, provocação, comunicação, inovação, flexibilidade, humildade, inspiração… essas são algumas das características comuns aos professores que se destacam no ensino superior.  A conclusão é de um levantamento realizado pela Universidade Positivo, de Curitiba (PR). A partir de avaliações de cerca de 18 mil estudantes universitários de mais de 50 cursos de Graduação, foram identificados os cinco profissionais que conquistaram notas de destaque entre seus alunos, entre mais de 700 docentes da instituição.

A partir daí, o levantamento deu ênfase ao que esses cinco mestres têm em comum e conversou com seus alunos, para entender o que os diferencia dos demais. Tecnologia, metodologias ativas, planejamento de aula, ambiente e formação continuada foram algumas das características mais citadas, mas o relacionamento permeou todos os relatos e, segundo os entrevistados, é o que realmente faz a diferença.