Projeto “Trem das Etnias” pretende recuperar ferrovia em Porto União

O Presidente do Projeto, Hélio Weber, participou do Programa CBN Tarde de Notícias e falou sobre o assunto

O vereador de Porto União, Hélio Weber, participou nesta segunda-feira, 12, do Programa CBN Tarde de Notícias. Na ocasião, não representou o Poder Público, mas sim, os empresários da região. Hélio é Presidente do Projeto “Trem das Etnias” que pretende recuperar a ferrovia em Porto União, sendo o trecho que compreende a estação União até o quilômetro 14, próximo da localidade do Stenguel.

O empresário disse o projeto vem sendo pensado desde 2009. Agora depende de um estudo de viabilidade técnica para a sua execução. A ideia é que em dezembro de 2019, a ferrovia esteja em funcionamento.

Durante a entrevista foi citada uma reportagem da Revista Exame que diz que o Brasil não usa quase um terço de seus trilhos ferroviários, além de deixar apodrecer boa parte da pouca estrutura que possui nessa área. Os dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apontam que, dos 28.218 quilômetros da malha ferroviária, 8,6 mil km – o equivalente a 31% – estão completamente abandonados. Desse volume inutilizado, 6,5 mil km estão deteriorados, ou seja, são trilhos que não poderiam ser usados, mesmo que as empresas quisessem.