“Sou a favor da redução de salários dos vereadores”

Salime Farah, vereadora de Porto União pelo PSDB, foi a entrevistada da CBN Vale do Iguaçu
WhatsApp Image 2020-07-29 at 15.33.52

Em vias de se iniciar o processo eleitoral 2020, a CBN Vale do Iguaçu, até o dia 6 de agosto, entrevista os vereadores de União da Vitória (13) e de Porto União (11) para que você possa tirar suas próprias conclusões acerca da indagação sobre a igualdade dos políticos.

Convidada

Eleita em 1969 com a maior votação de Porto União – em proporção ao número de habitantes, na época, Salime Farah (PSDB)  foi vice-prefeita de 1972/1976, ocasião em que declinou do salário a que teria direito; novamente eleita vereadora de 1977/1980; 2005/2008 e 2017/2020.


Confira na íntegra a entrevista.

CBN Vale do Iguaçu: Em sua opinião, qual foi sua principal contribuição enquanto vereador neste mandato?

Salime Farah: Nesse mandato, atualmente eu estou afastada por quatro meses, sem vencimentos, por questões de saúde. Minha contribuição maior aconteceu nos anos de 2005 a 2008, quando eu entrei com vários projetos, sendo que na naquela ocasião eu estava na função pelo PP, na ocasião entrei com um projeto de saúde da família. Foi incluído também o programa de planejamento familiar de realização cirúrgica. Também foi incluído, na época, na grade escolar das escolas primárias, a aprendizagem de uma língua estrangeira, que atualmente é feita uma vez por semana, do 1º ao 5º ano. Cito também projeto que mais tarde foi aceito, para que os portadores de neoplasias malignas ou doenças graves e contagiosas, tivessem a isenção do imposto predial.

CBN Vale do Iguaçu: O que o senhor pensa sobre a demanda popular recorrente que pede redução de salários dos vereadores?

Salime Farah: Olha, eu sou a favor da redução de salários dos vereadores. Nós trabalhamos, quatro sessões por mês, em média duas horas cada, e acredito que esse salário precisa ser reduzido. Pois os vereadores que foram eleitos não precisam desse salário para sobreviver, cada um de nós tem a sua profissão e acredito que todos tenham.

CBN Vale do Iguaçu: Qual é a sua opinião sobre a ampliação de cadeiras no legislativo municipal?

Salime Farah: Também sou contra o aumento do número de vereadores. Antigamente éramos em nove vereadores e, agora somos em onze.

CBN Vale do Iguaçu: Qual é a nota que dá e porque – para o Presidente Bolsonaro?

Salime Farah: Difícil a gente dar uma nota para o político. Todos nós que fomos eleitos pretendemos fazer algo pela população. O presidente Bolsonaro, inclusive eu votei nele, vem fazendo projetos de grande importância, como a lei tributária. Infelizmente agora com a pandemia ele pegou uma situação difícil para governar. A nota deve ser dada pelo povo. Mas eu dou nota sete.

CBN Vale do Iguaçu: Para o Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés?

Salime Farah: É uma situação difícil e com as dívidas que ele pegou do Estado, dou nota sete.

CBN Vale do Iguaçu: Para o prefeito Eliseu Mibach?

Salime Farah: O prefeito também está fazendo uma boa administração. Darei nota sete.

CBN Vale do Iguaçu: Como o senhor avalia o cenário eleitoral do município neste momento?

Salime Farah: Sou filiada ao PSDB e o candidato a reeleição será Eliseu Mibach. Não conheço os outros candidatos, mas acredito que o Eliseu será reeleito.

CBN Vale do Iguaçu: É pré-candidato a um novo mandato?

Salime Farah: Não pretendo participar mais da política. Estou com 81 anos de idade e pretendo seguir exercendo a medicina.