“Sou favorável a diminuição do número de cadeiras no legislativo para o mínimo, que seriam 9 vereadores”

Valdecir José Ratko (DEM), vereador de União da Vitória, participou da série de entrevistas: Político é tudo igual?
Ratko

Em vias de se iniciar o processo eleitoral 2020, a CBN Vale do Iguaçu, até o dia 6 de agosto, entrevista os vereadores de União da Vitória (13) e de Porto União (11) para que você possa tirar suas próprias conclusões acerca da indagação: Político é tudo igual?

Valdecir José Ratko, vereador de União da Vitória pelo DEM, participou neste dia 29, da série de entrevistas: Político é tudo igual?

Entrevistado

Está no seu segundo mandato de vereador; foi coordenador e secretário de esportes em União da Vitória; líder comunitário; 20 anos de trabalho destinado à terceira idade; já esteve filiado ao PSC, e hoje está no partido Democratas.


Confira na íntegra a entrevista.

CBN Vale do Iguaçu: Em sua opinião, qual foi sua principal contribuição enquanto vereador neste mandato?

Valdecir José Ratko: Quero dizer que político não é tudo igual, tem a diferença e podemos ser a diferença que queremos ver no mundo. Olha, eu fui um vereador bem atuante em todas as áreas. Tudo o que foi bom para o município eu sempre estive a favor e sempre buscando o melhor. Uma das minhas bandeiras, eu quero destacar na área da saúde, com a criação do projeto de lei nº 4459, que determina a publicação de estatísticas hospitalares das entidades que recebem verbas públicas porque a população precisa saber, quanto de verba pública uma entidade recebe e os esclarecimentos no que foi gasto. É um dinheiro do município e do cidadão. Também foram várias solicitações na área da saúde, como pedido para que o Posto de Saúde do Distrito de São Cristóvão ficasse aberto 24 horas, e conseguimos no início deste mandato, para que ficasse aberto até a meia-noite e logo já foi reduzido até às 22 horas, ajudando bastante os usuários do Posto de Saúde que não precisavam vir até o centro buscar atendimento, auxiliando também os bairros circunvizinhos. Também lutei para a colocação de coberturas na frente dos postos de saúde, para evitar com que as pessoas ficassem na chuva, no sereno. As coberturas foram feitas e colocadas nos demais postos de saúde da cidade. Também solicitando mais médicos e especialistas para atendimento de toda a população. Tive participação também no projeto paraolímpico de União da Vitória, que hoje é uma vitrine, também aquisição de uma van adaptada para esses atletas. Apoiei em todos os projetos de nossa cidade, também as atividades esportivas do município e revitalização das praças para a população. Ainda, ganhamos do Deputado Hussein e, na época o Deputado Rossoni, mini arenas para a cidade. Também ônibus destinado para a Terceira Idade. Enfim, eu poderia citar várias e várias ações para o Município.

CBN Vale do Iguaçu: O que o senhor pensa sobre a demanda popular recorrente que pede redução de salários dos vereadores?

Valdecir José Ratko: Olha, neste sentido, eu penso que poderia ter uma redução salarial sim. Mas eu tenho uma proposta de diminuição do número de vereadores, hoje com treze, o máximo seria 15, mas o mínimo pelo número de habitantes seria nove. Então assim, teria uma economia muito grande.

CBN Vale do Iguaçu: Qual é a sua opinião sobre a ampliação de cadeiras no legislativo municipal?

Valdecir José Ratko: Eu não sou favorável ao aumento salarial e sou favorável a diminuição do número de cadeiras no legislativo para o mínimo, que seriam de nove vereadores.

CBN Vale do Iguaçu: Qual é a nota que dá e porque – para o Presidente Bolsonaro?

Valdecir José Ratko: A minha nota seria oito. Porque ele (presidente) defende todas as bandeiras, que um cristão, que um cidadão de bem quer que ele defenda; defende a família, Deus em primeiro lugar. Esta é a primeira vez na história que um presidente coloca Deus acima de todos. Pelos atos que ele tem, pela conduta, eu acredito que está no caminho certo, embora tenha bastante adversários com um congresso inchado, mídia que perdeu suas regalias, e ele (presidente) está trabalhando com os seus ministros, que pela primeira vez na história a população sabe o nome dele, que estão sem indicação política. Eu acredito muito no nosso governo e no nosso País.

CBN Vale do Iguaçu: Para o Governador do Paraná, Ratinho Júnior?

Valdecir José Ratko: Para o nosso governador também a nota oito. Vou falar aqui da nossa cidade; tem muitas e muitas obras que estão acontecendo e que estão vindo do governo, também através do líder de governo na assembleia, claro com contrapartida do município, mas as coisas estão acontecendo. Dou oito, pela conduta e transparência com os paranaenses.

CBN Vale do Iguaçu: Para o prefeito Santin Roveda?

Valdecir José Ratko: Dou uma nota sete, ou sete e meio, por aí. Eu acho que ele está fazendo o máximo que pode pela nossa cidade. Claro que todos os problemas não têm possibilidade de resolver. Acredito que uma nota assim, seria razoável ao nosso prefeito, que tem se esforçado para atender as demandas do nosso Município.

CBN Vale do Iguaçu: Como o senhor avalia o cenário eleitoral do município neste momento?

Valdecir José Ratko: No caso do nosso partido, que é o Democratas, eu acredito que teremos uma candidatura própria a ser lançada. E o que o partido definir vamos estar junto, apoiando, até porque temos uma pessoa muito boa na presidência DEM, e acreditamos que teremos uma pessoa boa para o bem da cidade.

CBN Vale do Iguaçu: É pré-candidato a um novo mandato?

Valdecir José Ratko: Sou pré-candidato sim. Porque eu penso da seguinte forma: enquanto os bons param, o mal governa. Nós temos que fazer a nossa parte, o nosso melhor. Temos que ser a diferença que queremos ver no mundo. Quero ajudar pela minha cidade que eu amo tanto.