“A transparência na saúde foi minha principal contribuição em União da Vitória”

Cesar Empinotti (PL), vereador de União da Vitória, foi o entrevistado desta quarta-feira, 29
Empinotti

Em vias de se iniciar o processo eleitoral 2020, a CBN Vale do Iguaçu entrevista os vereadores de União da Vitória e de Porto União para que você possa tirar suas próprias conclusões acerca da indagação: Político é tudo igual?

O convidado desta quarta-feira, 29, foi o vereador de União da Vitória, Cesar Empinotti (PL).

Entrevistado

Ele disputou o pleito em 2012, não sendo eleito. Em 2016, foi eleito vereador pelo PR. Atualmente é presidente do Partido Liberal (PL).


Confira na íntegra a entrevista.

CBN Vale do Iguaçu: Em sua opinião, qual foi sua principal contribuição enquanto vereador neste mandato?

Cesar Empinotti: Agradeço a pergunta. E quero dizer e que todos são sabemos que cabe ao vereador fiscalizar e legislar. Mas nós temos outras atribuições, vários ofícios, indicações, requerimentos e projetos, sempre atendendo os anseios da nossa população. Também buscamos recursos junto ao âmbito federal e estadual, inclusive, o deputado do Partido Liberal, meu partido, encaminhou à União da Vitória, em torno de 5 milhões de reais em emendas individuais. Já o governo do estado viabilizando vários recursos para que viabilizou várias obras no município, como asfaltos na Braulina Pigato, Leandro Muzolon, Marechal Deodoro – que acontecerá agora, então a gente tem buscado junto com executivo esses recursos. Mas o principal projeto da minha atuação como vereador, foi lá em 2017, um projeto de lei de transparência da saúde, para que todos tenham igualdade no atendimento e que possam acompanhar de casa, a fila de espera, consultas.

CBN Vale do Iguaçu: O que o senhor pensa sobre a demanda popular recorrente que pede redução de salários dos vereadores?

Cesar Empinotti: Sou contra a qualquer aumento de subsídios. Serão 12 anos sem nenhuma reposição. Eu optaria hoje pela manutenção dos subsídios no patamar que se encontram. Quem trabalha bem e cumpre o seu dever, merece ter retorno.

CBN Vale do Iguaçu: Qual é a sua opinião sobre a ampliação de cadeiras no legislativo municipal?

Cesar Empinotti: Não acho necessário. Penso que 13 vereadores têm atendido sim os anseios da população com muito respeito.

CBN Vale do Iguaçu: Qual é a nota que dá e porque – para o Presidente Bolsonaro?

Cesar Empinotti: Daria oito e meio. Diante de todos os percalços que tem enfrentando ele (o presidente) tem sido muito forte. É uma nota acima da média e ele tem feito um bom trabalho. Espero que siga trabalhando com muita dignidade.

CBN Vale do Iguaçu: Para o Governador do Paraná, Ratinho Júnior?

Cesar Empinotti: Oito e meio também. O governador tem sido muito solicito e encaminhado vários recursos para União da Vitória, que melhora a qualidade de vida da comunidade, que é o que buscamos.

CBN Vale do Iguaçu: Para o prefeito Santin Roveda?

Cesar Empinotti: Não me sinto confortável em ficar julgando. Mas a administração de União da Vitória, prefeito Santin Roveda, e o conjunto ao entorno, tem feito um bom trabalho para União da Vitória. Dou nota nove para Santin Roveda e Bachir Abbas.

CBN Vale do Iguaçu: Como o senhor avalia o cenário eleitoral do município neste momento?

Cesar Empinotti: Olha, vários nomes surgem, mas assim, o cenário vai se definindo, e o candidato natural, para mim, para o PL, seria Bachir Abbas. Posso citar sem constrangimento, porque é parceiro da administração e está junto com o Prefeito. Ele merece o nosso respeito, porque é digno e responsável.

CBN Vale do Iguaçu: É pré-candidato a um novo mandato?

Cesar Empinotti: Olha, o Partido Liberal conta com uma chapa completa. E eu também me coloco a disposição. Sou pré-candidato sim.