Mosquito estéril

biologoA paranaense Forrest Brasil, subsidiária da israelense Forrest Inovations, expandiu a participação no programa de combate ao mosquito da dengue com tecnologia nacional. Os mosquitos estéreis soltos no ambiente provocam uma redução natural em mais de 90% no primeiro ano. O Paraná já usou a tecnologia experimentalmente em Jacarezinho, fronteira com São Paulo e pretende expandir para mais quatro cidades (Uraí, Ibiporã, Ortigueira e Cambará) com a soltura de 10 milhões de mosquitos estéreis.

Lava Jato

A PGR prorrogou a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba até o fim de janeiro de 2021, alegando a necessidade de cumprir o teto de gastos. Na decisão, o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, criticou o fato de a estrutura, que deveria ser passageira, ter ganho contornos de permanência e a forma como os membros são escolhidos, com base em “confiança e afinidade” e não por critérios “claros e objetivos”.

Sem alterações

As cidades da região metropolitana de Curitiba decidiram manter seus decretos de combate à covid-19 sem alterações nos próximos dias. “Continuamos em alerta e em sintonia com a Sesa e o COE sobre a atualização dos números do coronavírus e os efeitos em toda a nossa região”, afirmou o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack, presidente da Assomec.

Imposto de renda

O ministro Paulo Guedes (Economia) afirmou que a equipe econômica estuda destinar uma parte dos dividendos que o governo recebe de suas principais estatais para financiar o projeto que chama de “imposto de renda negativo”. Ação seria destinada aos trabalhadores informais em condição de vulnerabilidade.

Prefeituras

O deputado Luiz Claudio Romanelli, vice-presidente estadual do PSB, afirmou que o partido poderá disputar as eleições de novembro em 100 prefeituras no Paraná. Romanelli defende que os deputados Aliel Machado, Luciano Ducci e Tiago Amaral confirmem as candidaturas a prefeito nas cidades de Ponta Grossa, Curitiba e Londrina, respectivamente. “As eleições municipais são muito importantes para 2022 já que o PSB tem um projeto nacional e estadual”, disse.

Pausa

Embora a pausa dos estudos com a vacina desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford tenha preocupado o mundo, especialistas e agências regulatórias garantem que a prática é comum. No Brasil, a Anvisa emitiu um comunicado onde diz que este procedimento já estava previsto. Especialistas afirmam que isso não representa um retrocesso. Os testes devem ser retomados em até uma semana.

Insuficiente

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou projeto do prefeito Rafael Greca (DEM) que prevê a destinação de R$ 10 milhões para garantir empréstimos a micro e pequenas empresas que tiveram suas atividades afetadas pela pandemia do covid-19. Vereadores de oposição afirmaram que o valor é insuficiente para atender ao grande número de pequenos negócios que ameaçam fechar.

Estratégia

O deputado e pré-candidato a prefeito de Curitiba, Delegado Francischini (PSL), está tentando atrair os eleitores do deputado Ney Leprevost (PSD) que deixou a disputa. “Você que é eleitor do Ney deve lembrar da última eleição, quando o prefeito Greca foi desleal, atacando a honra da família do Ney”.

Turismo

A retomada do turismo em Foz do Iguaçu deve se fortalecer a partir de dezembro. “Foz já tem um excelente caminho aberto no mercado nacional e agora tem passado segurança nos ambientes, por isso, esse momento é de oportunidade, principalmente, a partir de dezembro ” disse o vice-presidente do Codefoz, Felipe Gonzalez.

Devagar

Somente cinco das 16 obras previstas nos acordos de leniência firmados pela Rodonorte e Ecocataratas com o MPF já foram iniciadas. Os acordos de leniência foram firmados depois que as concessionárias admitiram envolvimento em um esquema de corrupção investigado pela operação Lava Jato. Os atuais contratos terminam em novembro de 2021.

Recursos

O Senado aprovou projeto de lei que estabelece que todos os recursos federais repassados a estados e municípios não aplicados em 2020 poderão ser gastos até 31 de dezembro de 2021. Atualmente, o dinheiro que não foi usado retorna automaticamente ao Tesouro Nacional ao fim de cada ano.

Imposto Zero

A Câmara de Comércio Exterior, vinculada ao Ministério da Economia, decidiu zerar a alíquota do imposto de importação para o arroz em casca e beneficiado. O objetivo da isenção tarifária temporária é conter o aumento expressivo no preço do alimento ao longo dos últimos meses. A isenção tarifária valerá até 31 de dezembro deste ano.

Obras importantes

O governador Ratinho Júnior assinou contratos do financiamento de R$ 1,6 bilhão com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. “Usaremos esses recursos em obras extremamente importantes. Na questão rodoviária, vamos modernizar trechos com muitos acidentes e com capacidade de tráfego defasada. Outra parte desse investimento vai transformar o litoral”.

Apoio

O CDN vai apoiar a frente partidária formada pela deputada Mabel Canto (PSC) e pelo deputado Aliel Machado (PSB) em Ponta Grossa. “Identificar-se com a frente é apontar para a ousadia que o momento político exige, é apostar na renovação e na garantia de que os pontagrossenses estarão em boas mãos”, destacou Matheus Worschech, coordenador do Cidadania. Mabel Canto será candidata à prefeita e o PSB vai indicar o candidato a vice-prefeito.

Inadequado

O deputado Luciano Ducci (PSB) voltou a se posicionar contrário ao retorno das aulas presenciais. “As crianças voltarem às aulas presenciais neste momento não é o mais adequado. Para voltar, precisa ter uma estratégia, é muito importante fazer teste em todos que estejam voltando para a sala de aula. Sem uma estratégia adequada haverá um aumento exponencial de casos de covid”.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Visite nosso site: http://www.adipr.com.br/