Em plena pandemia, prova do PSS de professores reúne quase 40 mil candidatos

Prova acontece neste domingo em 30 cidades do Paraná

Acontece neste domingo, 10, a prova do Processo Seletivo Simplificado (PSS) dos professores, com exames em 30 cidades do Paraná.

pss-pr-2

Ao todo, 39.379 candidatos estão inscritos para participar do processo, que ocorre em plena pandemia do novo coronavírus e mesmo diante de diversos protestos dos profissionais da educação contra a realização do exame, diante do risco de contágio.


Segundo a Secretaria de Educação do Paraná (Seed-PR), medidas sanitárias foram adotadas para a realização das provas, com a realização do exame em locais com janelas amplas para favorecer a circulação de ar, higienização dos locais de prova e redução na taxa de ocupação das salas.

Também será feira a verificação da temperatura corporal de aplicadores e candidatos, além da disponibilização de álcool em gel para todos. O uso de máscaras também é obrigatório, obviamente.

Para evitar aglomerações, a entrada dos candidatos será feita de forma escalonada.


Assim como a prova do PSS dos professores, diversas outras avaliações presenciais como vestibulares estão programadas acontecer nesta e nas próximas semanas no cenário nacional e local. Nos dias 17 e 24 de janeiro, por exemplo, será realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) impresso. Somente no Paraná, são 233.247 inscritos segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).


Justiça nega suspender prova

Na sexta-feira,8, três decisões judiciais negaram ações que pediam a suspensão da prova do PSS. No recurso interposto pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) na 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), o Desembargador Taro Oyama negou novamente o pedido de liminar feito pelo órgão entendendo que “persiste a ausência da verossimilhança das alegações”.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta