Acontece neste domingo, 10, a prova do Processo Seletivo Simplificado (PSS) dos professores, com exames em 30 cidades do Paraná.
Ao todo, 39.379 candidatos estão inscritos para participar do processo, que ocorre em plena pandemia do novo coronavírus e mesmo diante de diversos protestos dos profissionais da educação contra a realização do exame, diante do risco de contágio.
Segundo a Secretaria de Educação do Paraná (Seed-PR), medidas sanitárias foram adotadas para a realização das provas, com a realização do exame em locais com janelas amplas para favorecer a circulação de ar, higienização dos locais de prova e redução na taxa de ocupação das salas.
Também será feira a verificação da temperatura corporal de aplicadores e candidatos, além da disponibilização de álcool em gel para todos. O uso de máscaras também é obrigatório, obviamente.
Para evitar aglomerações, a entrada dos candidatos será feita de forma escalonada.
Assim como a prova do PSS dos professores, diversas outras avaliações presenciais como vestibulares estão programadas acontecer nesta e nas próximas semanas no cenário nacional e local. Nos dias 17 e 24 de janeiro, por exemplo, será realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) impresso. Somente no Paraná, são 233.247 inscritos segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Justiça nega suspender prova
Na sexta-feira,8, três decisões judiciais negaram ações que pediam a suspensão da prova do PSS. No recurso interposto pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) na 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), o Desembargador Taro Oyama negou novamente o pedido de liminar feito pelo órgão entendendo que “persiste a ausência da verossimilhança das alegações”.