Alunos da rede municipal de ensino de União da Vitória participam do projeto Contestado

Ao todo, serão atendidos aproximadamente 680 alunos dos quintos anos

·
Atualizado há 10 anos

projetocontestado-uniaodavitoria-educacao
(Foto: Assessoria).

Resgatar os acontecimentos históricos relacionados com a Guerra do Contestado, ocorridos na região entre 1912 a 1916, e expor aos alunos dos quintos anos da rede municipal de ensino de União da Vitória. Esse é principal objetivo do projeto Contestado, criado em 2006, por meio da Secretaria Municipal da Educação, em parceria com Universidade do Contestado (UnC) Núcleo Porto União, juntamente com o professor Aluizio Witiuk.

As atividades da nona edição do projeto foram realizadas nos dias 18, 23 e 24, na sede da UnC. Mais uma etapa acontece no dia 26. Ao todo, serão atendidos aproximadamente 680 alunos.

A coordenadora de projetos da Secretaria de Educação, Edsonéia Souza, defende que, o acesso a diferentes visões, estudos e narrações sobre os acontecimentos históricos permite aos alunos uma visão mais ampla e integral da realidade atual. “O ensino de história torna-se mais significativo e ganha maior participação dos alunos”, indica.

Para o secretário da pasta, Célio Reginaldo Calikoski, a educação tem como um de seus objetivos a formação integral do ser humano, proporcionando o desenvolvimento da postura crítica. “Por isso, a administração do prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, consciente dessa responsabilidade educacional, prevê a continuidade desse projeto, tendo em vista a grande participação das escolas, e a possibilidade da UNC em disponibilizar tanto o professor Aloizio Witiuk, especialista no tema, bem como o local para a realização do projeto”, garante.