Cohapar prepara licitações para contratação de mais 8 mil casas populares

·
Atualizado há 9 anos

Com o objetivo de ampliar ainda mais a construção de casas populares em todas as regiões do estado, a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) dará início nesta semana ao processo licitatório para a contratação de mais oito mil unidades em 160 municípios. O projeto está sendo realizado em um trabalho integrado com o governo federal e as prefeituras e contará com financiamento do Programa de Habitação Urbana com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), na modalidade de Apoio à Produção.

No primeiro lote, serão licitados os projetos de 15 novos empreendimentos, que contemplam a construção de aproximadamente 700 moradias. A Cohapar trabalha para licitar os projetos para a construção de cerca de 3,5 mil novas casas populares nos próximos dois meses, referentes a projetos em fase de finalização. As outras 4,5 mil unidades estão em fase de elaboração dos projetos construtivos, sob a responsabilidade da Cohapar.

“Este é mais um passo que a Cohapar dá para cumprir com a missão estabelecida pelo governador Beto Richa, que é promover a melhoria da qualidade de vida das famílias paranaenses por meio de moradias dignas”, afirma o presidente da Cohapar, Abelardo Lupion.

As novas casas populares licitadas terão 38, 43 e 50 m², além de modelos com 49 m² adaptados para pessoas com deficiência. Os imóveis são destinados ao atendimento de famílias com renda mensal de 0 a 6 salários mínimos. “Com estes projetos, daremos a oportunidade para que mais famílias paranaenses adquiriram uma casa própria”, explica Lupion.

Balanço – Desde 2011, os projetos habitacionais do Governo do Paraná garantiram que 102 mil famílias fossem contempladas com a construção de novas casas urbanas e rurais, além da entrega de títulos de propriedade para quem possuía imóveis em situação irregular. Os investimentos chegam a R$ 3,5 bilhões em recursos estaduais, federais e municipais.

Além das novas licitações, a Cohapar lançou em 2015 uma série de nove novos programas, que ampliaram as frentes de atuação da empresa. Entre as iniciativas, está o levantamento de demanda habitacional, que consiste no cadastramento de famílias interessadas em participar dos projetos habitacionais em cada município. Os dados, que já estão sendo obtidos pelas equipes regionais da companhia, serão utilizados no processo de seleção dos possíveis beneficiados pela construção das oito mil novas moradias.