CORPUS CHRISTI: Beleza dos tapetes marca comemoração religiosa

Celebrações foram acompanhadas por multidões no Vale do Iguaçu. Nas cidades vizinhas, arte no asfalto também impressionou

·
Atualizado há 8 anos

A quinta-feira, 26, também foi dia de colocar a oração em dia. Nas celebrações de Corpus Christi, em toda a região, milhares de católicos reuniram-se para relembrar o nascimento da Eucaristia.

No Vale do Iguaçu, o movimento maior foi mesmo na Catedral de União da Vitória e na Matriz de Porto União. Gente como dona Zilma e seu Germano vieram de longe, apenas para acompanhar a beleza de uma das missas mais importantes e artísticas de todo o ano. “Minha fé, nosso Deus. Isso motiva”, explica a moradora de São Cristóvão. “Vim para rezar pela saúde, para a minha e até de quem não gosta de nós”, completa ele, que mora no Bairro São Braz.

Mas, nas paróquias menores, dos bairros e interior, também teve celebração. Elas ocorreram ao longo de todo o dia e no Bairro Santa Rosa, por exemplo, foi marcada pela procissão luminosa.

A celebração

O feriado de Corpus Christi é um dos momentos mais importantes da fé católica. É quando o sangue e corpo que Cristo deu à igreja seja lembrado. A comemoração é anual e a tradição de lembra-la se originou do milagre de Bolzano, cidade italiana onde a hóstia sangrou. A procissão, momento marcante da data, recorda a caminhada do povo de Israel pelo deserto, quando era alimentado pelo Maná, o que pão que vinha do céu.

Imagem de Nossa Senhora chega à diocese

Para a comemoração dos 300 anos de aparição no País, a imagem de Nossa Senhora ficará na diocese de União da Vitória durante um ano. Neste final de semana, padre Silvano, pároco da Catedral, trouxe-a de São Paulo.

No domingo, 29, ela foi acolhida em São Mateus do Sul. Conforme a secretaria paroquial, a imagem vai ficar na diocese durante um ano, para uma visita tranquila, calma, que vai percorrer todos os cantinhos deste pedaço de Brasil.

Em União da Vitória, a chegada da imagem da Santa está prevista apenas para 2017.