CORPUS CHRISTI: Procissões vem com novidades nas Cidades Irmãs

Igrejas inovam ao retomar a matéria-prima de confecção dos tapetes ou ao trocá-los por luzes, como fará a Igreja Nossa Senhora das Vitórias

·
Atualizado há 9 anos

Amanhã, católicos do mundo todo celebram o Corpo de Cristo, uma referência à transformação do corpo e sangue de Jesus na eucaristia. A festa tem cerca de 800 anos, aproximadamente, e, na tradição, é marcada pela presença dos tapetes decorados. Depois de prontos, a procissão caminha sobre eles.

E é justamente para reavivar este gesto que três das principais paróquias das Cidades Irmãs inovam ao realizar a procissão neste feriado. Na Catedral de União da Vitória, por exemplo, a novidade não chega a ser exatamente isso. Por lá, todos os produtos usados na produção dos tapetes continuam sendo usados. Ocorre que, neste ano, o trajeto da procissão é uma quadra mais curta. Conforme a secretaria, voluntários das paroquias Nossa Senhora de Fátima, São Judas Tadeus e da Catedral, trabalham desde o final de semana. A ideia é deixar tudo pronto até às 15 horas de quinta, quando, após missa campal, a procissão começa. Mais de 500 pessoas são esperadas para este momento.

Já em Porto União, a Igreja Nossa Senhora das Vitórias substitui a procissão de tapetes na matriz e no Bairro Santa Rosa. Neste ano, uma caminhada luminosa será feita. “Será um pouco diferente mesmo. Teremos tochas, velas. Vai ser bonito”, comenta o pároco Valdir. A mudança, diz o padre, é para atender com mais tranquilidade as comunidades assistidas pela matriz. No interior, por exemplo, os tapetes continuam sendo usados. Em todos os movimentos, a estimativa é de que duas mil pessoas participem.

Na Paróquia São Pedro e São Paulo, no Bairro São Pedro, a retomada da matéria-prima de confecção dos tapetes é a grande novidade. De novo, a serragem volta a ocupar a maioria dos desenhos feitos no chão. Segundo a secretaria, até o ano passado outros materiais, como TNT e sintéticos, eram utilizados. A procissão na comunidade é às 10 horas, nas quadras próximas da igreja.

 

Agende-se

Catedral de União da Vitória

Missa campal

15 horas;

Procissão

Logo após a missa, por volta das 16 horas;

Roteiro

Saí da frente da igreja, percorre a Rua Visconde de Guarapuava, alcança a Manoel Ribas e sobe por ela até a loja Hering. A procissão pega parte da Rua Cruz Machado e novamente, chega à igreja.

Igreja Nossa Senhora das Vitórias

Procissão luminosa

Às 19 horas na Matriz de Porto União e 19h30 no Bairro Santa Rosa;

Pela manhã

Procissão em São Miguel da Serra e Santa Cruz do Timbó;

À tarde

Procissão em São Pedro do Timbó e Lança.

Paróquia São Pedro e São Paulo

Missa

Às 9h30;

Procissão

Logo após a missa, por volta das 10h30;

Roteiro

Saída do pátio da Igreja, percorre a quadra e retorna para a comunidade.

 

Outras celebrações

Nas Cidades Irmãs, outras comunidades preparam sua festa de Corpus Christi. As apontadas nesta matéria são as que envolvem as maiores paróquias dos municípios.