Dois equipamentos que integram o projeto União Digital estão em fase de testes

·
Atualizado há 9 anos

O projeto União Digital começa a ser implantado em União da Vitória. Nesta primeira etapa, estão em fase de testes, dois equipamentos que integram o projeto. O sinal gratuito de internet (wifi) está disponível na Praça Alvir Riesemberg e será estendido para mais 18 pontos. Quanto às câmeras de monitoramento, uma foi instalada no antigo prédio da Prefeitura, na Praça Coronel Amazonas e outra na Avenida Manoel Ribas, em frente ao Serviço de Informações Turísticas (SIT). “São duas câmeras diferentes e nós estamos testando qual é a melhor para fazermos a licitação, na sequência”, explica o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Luilson Schwartz. A previsão é que 21 locais recebam estes aparelhos.

Em relação ao sinal gratuito de internet, o principal objetivo, conforme Luilson, é proporcionar o acesso àquela população que não tem condições de arcar com os custos.  “Com esse projeto espera-se atender uma média de 10 a 20 mil munícipes com link de até 1MB por conexão, como já está em funcionamento na Praça Alvir Resemberg desde fevereiro de 2015”, ressalta.

Já as câmeras de monitoramento auxiliarão as polícias Civil e Militar, quanto à segurança pública. “Através das câmeras de monitoramento da cidade será possível inibir ações como furtos, auxiliar a PM em ocorrências do cotidiano entre outras inúmeras situações”, aponta. “Nos Departamentos das Polícias Militar e Civil terão telas para acompanhamento das imagens em tempo real.”, justifica.

O secretário observa que, em 2014 e início deste ano ocorreram os estudos e levantamentos para a implantação do União Digital. “Foi uma promessa do prefeito, Pedro Ivo Ilkiv e, um projeto de minha autoria, aprovado na Câmara de Vereadores, em 2013. Então, nós tínhamos o compromisso de implantá-lo”, aponta.

Após a realização dos estudos e levantamentos dos dados, a administração municipal trabalha na elaboração da licitação. “É a modernização de todo parque de máquinas e equipamentos voltados à tecnologia e informática”, defende o secretário.

Futuramente, o intuito, segundo ele, é interligar todos os prédios públicos municipais. “É possível realizar consulta online de histórico dos alunos, por parte de pais e responsáveis e, até, agendar consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, exemplifica.

O responsável técnico pelo projeto é o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Prefeitura, Élcio Cordeiro, lotado na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.