Eliseu Mibach fala sobre turismo ferroviário e SC-135

“A esperança é a última que morre”

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Atualizado há 7 anos

Prefeitos batalham para a volta do turismo ferroviário no Vale do Iguaçu
Prefeitos batalham para a volta do turismo ferroviário no Vale do Iguaçu

O prefeito de Porto União, Eliseu Mibach (PSDB-SC) mostrou ceticismo sobre dois assuntos distintos. O primeiro dele é sobre a luta do município, com União da Vitória, na implantação do turismo ferroviário no Vale do Iguaçu. E o motivo não deixa de ser óbvio. Para Mibach, iniciar todo um processo de conversação com a empresa Rumo Logística, é um caminho penoso. Os dois municípios conseguiram avançar na agenda com a empresa anterior, a ALL Logística, que foi incorporado pela Rumo.

O prefeito transpareceu um certo desânimo ao falar do assunto, com a reportagem de O Comércio. “Nós queremos que a população e os turistas possam passear com a Maria Fumaça, mas voltamos praticamente à estaca zero, ou seja, no início das tratativas. É difícil, mas estamos pedindo a concessão da malha ferroviária preservada em Porto União. Depois de conseguir a concessão, ainda é preciso ir à Brasília na Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) conseguir nova autorização”, explicou.

Mibach disse que passada a fase burocrática, os dois municípios tem de arrumar a ferrovia, reformar ou restaura a Maria Fumaça 310 e fechar parceria com uma empresa do ramo (a sugestão é a Serra Verde que faz os passeios de Curitiba a Paranaguá). É um caminho difícil mas que estamos dispostos a percorrer.

SC 135

Outro assunto que desafia a fé de Eliseu Mibach é a SC 135. O Governo do Estado anunciou R$ 8,6 milhões para uma reforma intensa no trecho de Porto União até a localidade de Pinheiro Seco, no KM 18. Na opinião de Eliseu o ideal seria a reforma de Porto União a Matos Costa, mas entende que a ADR de Caçador é responsável pelo trecho de Matos Costa até Pinheiro Seco. “ A esperança é a última que morre, o governo garantiu os recursos, mas vamos aguardar a licitação”, disse. O prefeito lembrou que o trecho foi mal feito desde a construção e passou por quase uma dezena de operações tapa buraco. “O Secretário Executivo da ADR de Canoinhas [Aloisio Salvatti] anunciou os recursos e o período de licitação, vamos esperar. Como eu disse, a esperança é a última que morre”, disse.