Eventos organizados pelas Apaes vão defender a conscientização

No Vale do Iguaçu, calendários são diferentes, mas dentro da proposta nacional do tema

·
Atualizado há 8 anos

SemanaXespecialX-XCAPA
Eventos de estreia reúnem alunos e professores: é hora de falar sobre conscientização. (Fotos: Ricardo Silveira).

Começou ontem e se estende até o dia 1º de setembro a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Neste ano, o tema trabalha com a conscientização da sociedade, para o nascimento do futuro. Por isso, em todo o País, atividades lúdicas, pedagógicas e educacionais marcam a luta pela inclusão de quem é especial.

No Vale do Iguaçu, as Apaes organizam o calendário de atividades. De modo geral, é a Federação das Apaes quem assina o calendário. Em Porto União, a Semana é um pouco mais longa e só termina em 1º de setembro. Em União, as ações vão até sexta-feira, 26.

“Nossa contribuição aos desdobramentos da programação consiste nesta reflexão sobre o tema citado, para o qual recorremos ao conceito de diferença, com base em pesquisas que o fundamentam. Ao afirmarmos que ser diferente é uma questão de direitos humanos, entendemos que se trata de valioso destaque na pauta dos eventos que discutirão e debaterão a temática. Evidências apontam ocorrências na sociedade, ameaçadoras da dignidade das pessoas, ao ponto de não serem aceitas por causa da diferença que apresentam”, diz, em partes, redação da Federação sobre mais uma edição da Semana.

Oficialmente, a Semana Nacional data vai do dia 21 a 28 deste mês. É um evento anual, que mobiliza todas as filiadas da Federação.

Abertura

semanaXespecialX1Ontem as Apaes de União e de Porto União reuniram seus alunos, funcionários e professores para a estreia do evento. Cada entidade organizou sua festa, à sua maneira. A reportagem de O Comércio acompanhou as ações na entidade de União da Vitória. Por lá, teve discurso e apresentações artísticas. “A gente precisa trabalhar muito com nossos alunos e sociedade, para conviver com as diferenças. A escola está de portas abertas para toda a comunidade”, disse a professora da instituição, Tereza Cristina.

Em Porto União, a abertura oficial da Semana foi logo depois do almoço, na própria Instituição. Autoridades e apoiadores da Apae estiveram presentes e participaram da discussão do tema da campanha deste ano.

Hoje tem caminhada

A Apae de Porto União ganha mais visibilidade da comunidade durante este primeiro evento público. A caminhada, prevista no calendário da Semana, começa às 14 horas, no Núcleo Educacional Pingo de Gente, na Rua Sete de Setembro. Ela percorre toda a via e termina na Praça Hercílio Luz, onde acontecem apresentações artísticas dos alunos. O evento é uma realização extra, assinada pelo Programa Prevenir, da equipe de saúde da entidade.

Veja o que vem por aí

UNIÃO DA VITÓRIA

Hoje

Tarde de integração com os alunos da Escola Inocêncio de Oliveira e Colégio Adiles Bordin

Amanhã

Apresentações artísticas dos alunos que participam do Festival de Artes. Haverá também atividades com as alunas do curso de Educação Especial, do Balduíno Cardoso

GrXXficoXInclusXXoDia 25

“Chá Solidário”, promovido pelas Senhoras da OASE, da Igreja Luterana

Dia 26

Cinema, na Havan

PORTO UNIÃO

Hoje

Caminhada da Conscientização

Amanhã

“Dia da Beleza”, na Apae, com a turma de Educação Especial do Colégio Balduíno Cardoso

Dia 25

“Chá Solidário”, promovido pelas Senhoras da OASE, da Igreja Luterana

À noite, na sala de eventos da Uniuv, tem palestra com o tema “A Escola Especial e a Família: participação necessária na escolarização de alunos com deficiência”

Dia 26

Cinema, na Havan

Dia 27

“Coral na Praça”, ação desenvolvida pelo Projeto Envolver da Uniuv

Dia 29

Piquenique no Parque Ambiental

Dia 30

Palestra dos Autodefensores e apresentação dos pré-candidatos à autodefensoria da Apae

Dia 31

Comemoração dos aniversariantes do primeiro semestre

Dia 1º de setembro

Encerramento com a “Celebração de Ação de Graças”