MEIO AMBIENTE: Projeto Rio Limpo recolhe 1,4 tonelada de lixo do Iguaçu

Número é menor que edição anterior, mas preocupação com o acúmulo de lixo às margens do rio continua, garante organizadora

·
Atualizado há 8 anos

uniuv-riolimpo-projeto
Barcos passaram a tarde de sábado recolhendo lixo do Rio Iguaçu: no curto trajeto 1,4 toneladas de entulho, cadeira, plástico e outros materiais foram coletados. (Foto: Bruna Kobus).

Num final de semana diferente e com atividades voltadas aos cuidados do meio ambiente, em especial do Rio Iguaçu, acadêmicos de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de União da Vitória arregaçaram as mangas para realizar a quinta edição do Projeto Rio Limpo. No evento, além dos alunos, também se juntaram voluntários, empresas e algumas entidades da sociedade civil organizada.

O projeto teve início no sábado, 30, de manhã, logo cedo, no Clube Náutico Hobi. Por lá os barcos que sairiam para a coleta do lixo às margens do Iguaçu, também começaram a se organizar. Conforme a organizadora do evento, Lisandra Kaminski, foram 18 barcos e cerca de 40 pessoas que participaram da coleta. Os trabalhas tiveram início às 11 horas e seguiram até o final da tarde. O trajeto percorrido pelos barcos foi da Ponte dos Arcos até a ponte próxima a BR-153. Ainda segundo Lisandra 1,4 tonelada de lixo foram recolhidas do rio. A quantidade foi menor que no ano passado, quando os voluntários recolheram 1,7 tonelada. “Visualmente deu para perceber, antes do evento, que havia menos lixo no rio, entretanto os voluntários entraram margem adentro e lá encontraram muito lixo”, comenta Lisandra. “Acredito que no ano passado havia mais lixo por conta da enchente que ocorreu em junho de 2014, muito material foi arrastado quando o rio baixou. Também considero que está havendo um aumento na conscientização ambiental da população e menos locais de pesca predatória”, explicou.

Todo o material coletado será encaminhado para a Cooperativa da cidade e passará por uma triagem.

Contudo, o trabalho de conscientização não para por aqui. Lisandra adianta que a sexta edição do Projeto Rio Limpo já está sendo discutida, e pode acontecer no dia 6 de maio do próximo ano. “Muitas ideias de melhorias para a próxima edição”, adianta.

Ainda na edição deste ano a organizadora garante que as metas foram alcançadas. “Notamos que considerando as edições anteriores, essa foi a que mais teve repercussão e o maior número de pessoas visitantes. Também foi a que teve maior número de barcos e a que teve maior procura por voluntários para se inscreverem para ir com os barcos. Até faltou vaga”, comemora. “O resultado foi muito positivo. Esperamos ter contribuído para a melhoria da qualidade do rio e para o aumento na conscientização ambiental da população”, completa.

Histórico

Desde a primeira edição já foram retiradas do Iguaçu mais de 6 toneladas de lixo. O objetivo do projeto acadêmico, que começou em 2012, é a retirada de lixo do Rio Iguaçu na região da União da Vitória e com isso conscientizar a comunidade de toda a região sobre os problemas ambientais que enfrentamos em nossas cidades, principalmente relacionados ao Rio Iguaçu e à destinação inadequada do lixo que produzimos.

A ideia que começou pequena, hoje, mobiliza órgãos públicos, organizações sociais e empresas privadas.

Ainda sobre o lixo que é retirado Lisandra confessa que já foi encontrado “de tudo”. “Dos mais inesperados acho que foram calcinha, bandeira de partido político e cachorro morto dentro de sacola plástica. Este último é um exemplo claro que falta de educação por parte da pessoa que descartou o animal morto”, lembra.