MENTIRA: Publicações falsas atacam prefeitura de União da Vitória

·
Atualizado há 5 anos

Estão circulando nos ultimas dias nas redes sociais (facebook e WhatsApp), notícias falsas que atacam a administração da Prefeitura de União da Vitória. As publicações usam veículos tradicionais como o Portal G1 e Folha de Londrina. Frisando que as matérias não foram publicadas nos respectivos veículos.

As notícias falsas citam a criação de uma nova secretaria que teria recebido recursos sem cumprir expediente, e que Prefeitura seria campeã de gastos com diárias e passagens no Paraná.

As publicações apresentam números relacionados a gastos que não constam no portal da Transparência.

O prefeito de União da Vitória, Santin Roveda, lamentou o ocorrido, e enfatizou que as fake News são uma realidade, e é responsabilidade das pessoas em verificar a veracidade da informação.

Ouça

Punições para quem propaga fake News

Pessoas ou órgãos que venham a ser vítimas de fake News acionar a justiça civil, solicitando por meio de autorização judicial que o conteúdo seja retirado do ar pelo provedor por meio de autorização judicial.

Nos casos em que a vítima alegar calúnia, injúria ou difamação, a pena varia de 3 meses a 3 anos (que, dependendo do caso, podem ser trocados por serviços à comunidade) e o pagamento de uma indenização.