Na Matriz teve Festa das Comunidades e na Catedral Show da Solidariedade

Eventos realizados no final de semana reuniram grupos locais e até de outras regiões

·
Atualizado há 8 anos

FestaXdasXComunidadesX1
Carreata e benção de veículos foram novidades na Festa das Comunidades, na Matriz de Porto União. (Foto: Lu Calistro).

De sexta-feira até o domingo, 18, as igrejas Nossa Senhora das Vitórias, a Matriz de Porto União, e a Sagrado Coração de Jesus, a Catedral, receberam um bom número de visitantes. É que em ambas, duas festas grandes foram atrativos. No lado catarinense, a realização da 107ª edição da Festa das Comunidades fez os fiéis subirem a Rua 15. Já no paranaense, a estreia do Show da Solidariedade incitou pela curiosidade. Conforme os organizadores, os eventos foram tranquilos, prestigiados e alcançaram suas metas.

Em Porto União, o final de semana marcou o último capítulo de uma festa iniciada ainda em agosto. Entre as atrações, bingo, show e no sábado, 17, a carreata da paz, com benção dos veículos e homenagem à Nossa Senhora das Vitórias. “Vivemos realmente o ápice da festa depois de percorrer as mais de 20 comunidades que pertencem à nossa Paróquia. Fizemos a partilha, as visitas para os idosos. Agora, reunimos as 23 comunidades para festejar os 107 anos da nossa paróquia”, avaliou o padre Ederson, pároco na Matriz.

A primeira edição do Show da Solidariedade, como o próprio nome sugere, teve como foco a reunião de doações materiais para o repasse à entidades sociais da região. A iniciativa do evento é da Sociedade São Vicente de Paulo Conferência e da equipe da Paróquia Nossa Senhora das Dores, do Bairro Limeira. O show nasceu cheio de boas intenções e por conta de uma série de datas: ele homenageia Frei Pedrinho, marca os 52 anos da Rádio Educadora e os 40 da Diocese de União da Vitória. “Mas a ideia foi mobiliar as pastorais e movimentos de toda a região. Foi um momento simples, mas que deu certo”, disse Marcelo de Lara, representante da organização e da diocese.

FestaXdasXComunidadesX2No palco principal, montado em frente à Catedral, as apresentações aconteceram ao longo de todo o sábado. Na igreja, missa, adoração ao Santíssimo e Terço dos Homens. À noite, a festa alcançou seu ponto máximo, a partir da apresentação cultura da banda “Amigos do Sagrado” e da entrega, simbólico, das arrecadações feitas para as entidades. “Cada movimento pegou uma instituição”, explicou Lara.

O grupo de jovens de São Mateus do Sul, o Jovens Unidos em Cristo (JUC) por exemplo, cuidou da arrecadação para a Acardi. Mais do que o trabalho em prol disso, para os participantes da cidade vizinha, o intercâmbio também foi muito bom. “É emocionante ver os outros fazerem coisas pela igreja”, sorriu Marina Pacheco. “Achei interessante as apresentações. Uma experiência ótima”, concordou a amiga Emily. Ambas viajaram pela primeira vez com o grupo e já garantem seu retorno neste final de semana, para mais uma reunião da garotada.

 “Maravilha de Deus”

O tema do evento realizado na Catedral faz referência à uma frase que, entre outras ações, popularizou Frei Pedrinho. O religioso, que faleceu há pouco tempo, acolheu e apoio a ideia do Show da Solidariedade. Infelizmente, não pode viver para ver sua realização.