Outubro Rosa terá até cinema para Terceira Idade

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

outubrorosa-evento-redefeminina2
Voluntárias da Rede Feminina já preparam a casa e outros ambientes para a recepção da campanha deste ano: hospital São Braz já aderiu. (Foto: Mariana Honesko).

Na contabilidade dos elogios, a oitava edição do Happy Hour, realizado na semana passada, já é um sucesso. O evento, que reuniu moda, beleza e solidariedade, foi apenas o pontapé da programação especial preparada para o Outubro Rosa.

De novo, a campanha é assinada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer. Nas Cidades Irmãs, o roteiro abraça a comunidade nas bandeiras de prevenção e criatividade. Com o tema “Prevenir é ter atitude”, a campanha deste ano utiliza praticamente todos os dias de outubro. A programação é aberta ao público.

O que vem por aí

Amanhã, o calendário começa com benção. Logo mais, às 19 horas, ocorre missa especial à campanha na igreja São Judas Tadeu. A partir da próxima semana, o roteiro fica mais intenso. No dia 8, por exemplo, acontece a caminhada. Tradicional, ela tem sua concentração marcada para 9 horas na Rede Feminina de União da Vitória. Mais de 300 pessoas são aguardadas. “Vamos distribuir camisetas e na Praça Hercílio Luz, onde a caminhada termina, teremos sorteio de vários brindes”, conta a presidente das unidades nas Cidades Irmãs, Márcia Martins.

Entre os dias 6 e 13, a Rede acompanha a decoração das vitrines dos estabelecimentos comerciais. Na proposta, vale tudo mas, especialmente, criatividade para trabalhar com o tema e o rosa, tema de combate e prevenção aos cânceres. De maneira paralela, a Rede espera a decoração dos monumentos locais com as mesmas tonalidades. “Já fizemos o convite para os prefeitos que nos disseram que vão participar”, sorri Márcia.

No dia 19, a corrida contra o câncer tem nova etapa. O local e horário da prova ainda não foram confirmados.

A programação se despede do mesmo jeito que começou. No dia 23, uma nova cerimônia religiosa, dessa vez na Igreja Batista, encerra o “pacote” de 2014.

Cineminha

Para as mulheres que integram a Terceira Idade, a Rede Feminina faz um convite especial. Nos dias 22 e 23, parceria feita com a prefeitura, “fecha” o Cine Luz para “elas”. “Vamos chamar essa mulherada para sair um pouco de casa, se divertir um pouco e aprender um pouco mais sobre o câncer também”, revela a presidente. Será tudo por conta da casa, inclusive a pipoca.

Tudo em prol da prevenção

Todas as atividades desenhadas para a campanha querem, de fato, chamar a atenção de homens e mulheres para as estatísticas. Elas não são otimistas mas revelam onde é preciso ter mais cuidado.

Conforme dados das redes, a região de União da Vitória e Porto União tem no ranking, em primeiro lugar, casos de cânceres de mama. Em seguida, aparecem o gastrointestinal, pele – especialmente entre agricultores de Porto União – e próstata.