Parada do orgulho LGBT é neste domingo

Comissão voltou atrás e mantém data para o final de semana

·
Atualizado há 8 anos

A comissão organizadora da primeira Parada do Orgulho LGBT voltou atrás e decidiu manter o encontro para este final de semana. A ideia é concentrar o público a partir das 15h30 do domingo, 25.

Em nota na página oficial do evento publicada na noite de segunda-feira, 19, a organização sinalizou a possibilidade de realizar o encontro em outra data. Ainda no Comércio de sexta-feira, 16, já havia sido publicada a nova data, que cairia em dezembro. Contudo, a organização voltou atrás porque muitas pessoas já haviam reservado hotel e organizado caravanas para este final de semana.

Ainda na nota a organização disse que houve a insegurança por parte da comissão de que a Parada não tivesse mobilização e momentos culturais, por isso o pedido de adiamento. “Considerando a opinião do público alvo da parada, decidimos por nos reunir hoje (segunda-feira) à tarde para rediscutir o adiamento do evento, pedimos compreensão de todos e todas, pois estamos trabalhando para construir uma parada representativa, que mostre para nossas cidades que é preciso respeito a toda forma de amor. Estamos abertos para questões e opiniões sobre o evento, pois acreditamos que para construir um lindo ato de amor é preciso sermos democráticos”, disse a nota.

A ideia, segundo a comissão organizadora, é levar ainda mais pessoas às ruas das cidades para defender a bandeira LGBT e lutar pela garantia de direitos que já são assegurados para heterossexuais e pessoas cisgêneras. “As nossas cidades possuem um grande número de LGBT’s, muitos ainda não assumidos para a família e a sociedade. A Parada trará visibilidade aos cidadãos e cidadãs LGBT’s em nossas cidades mostrando para todos que eles resistem, todos os dias, à lgbtfobia e estão aqui para lutar por seus direitos”, disse em nota a comissão ainda em junho.

Ainda em nota a comissão explicou que a comunidade LGBT é vista de uma forma negativa no Vale do Iguaçu, por isso a necessidade da Parada. “O conservadorismo ainda reina em nossas cidades tendo pessoas que nos veem como aberrações ou doentes, acreditando que existe uma opção para mudarmos nossa sexualidade e que fazemos isso por sermos promíscuos”, fala. “O objetivo é justamente lutar contra esses e os demais preconceitos que atingem pessoas LGBT’s, lutar pelos nossos direitos e ganhar respeito em União da Vitória e Porto União”, finaliza a nota.

Neste ano a Parada leva o tema lgbtfofia.

Serviço

Quando: Domingo, 25

Horário: 15h30 início da concentração

Onde: na Avenida Interventor Manoel Ribas, área central, em frente ao Subway