PDR é finalizado e apresentado aos Prefeitos eleitos da Amplanorte

·
Atualizado há 7 anos

pdr-reuniao-prefeitos-amplanorte
(Foto: Assessoria).

O Prefeito Anízio de Souza e o Vice-prefeito Aloisio Salvatti participaram na tarde de terça-feira, 13, da cerimônia de apresentação final do Plano de Desenvolvimento Regional (PDR). O evento aconteceu no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), de Canoinhas, contando com a presença dos atuais prefeitos e dos prefeitos eleitos dos municípios que integram a Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte).

O Plano de Desenvolvimento Regional irá nortear os trabalhos das dez prefeituras e de toda a sociedade a partir de agora rumo ao desenvolvimento sustentável. Após ser explanado, o PDR foi entregue aos prefeitos eleitos dos municípios da Amplanorte.

O Presidente da Amplanorte e Prefeito de Três Barras, Eloi José Quege, enfatizou que este Plano vem enriquecer a região, resgatar as raízes e o desenvolvimento. “Aui ficará o nosso legado de ter mudado uma visão regional, pois estamos pensando no desenvolvimento de forma coletiva e não só individualmente”, destaca.

PDR

O Plano de Desenvolvimento Regional – PDR AMPLANORTE foi constituído a várias mãos e desde 2013 a Associação vem reunindo pessoas dos mais diversos setores da gestão pública, sociedade civil, empresários, entre outros a fim de montar um planejamento estratégico para reverter a situação de estagnação econômica do Planalto Norte Catarinense.

Foram realizados três seminários, dos quais surgiram temas e eixos a serem discutidos posteriormente por onze grupos de trabalho que se reúnem periodicamente para discutir, encontrar possíveis soluções e projetos que possam auxiliar no processo de desenvolvimento. Nestes grupos há maciça participação da sociedade civil, de entidades técnicas e do poder público.

O PDR consolida o entrosamento que vem ocorrendo nos últimos anos entre as dez prefeituras associadas, cujos gestores visionários resolveram se unir para buscar algo maior, amplo, sem fronteiras, para que toda a região ganhe, não pensando apenas em seus municípios.

Assim surge o Plano, que está agora em fase de finalização. O esforço dos Grupos de Trabalho e da Comissão Executiva se volta agora para analisar o que, dos 89 projetos propostos, é realmente ação ou projeto e colocar em prática a captação de recursos e de pessoas para o start do desenvolvimento.

Muito esforço está por trás deste Plano. A busca de parcerias foi fundamental. As Agências de Desenvolvimento Regional entram agora para somar. Muitos outros atores foram abraçando causa durante o processo. O nervosismo, a discussão, a troca de ideias, os feedbacks e o entrosamento de todos foi fundamental para enriquecer a construção.

A AMPLANORTE espera que o processo de união continue com as novas gestões e que outras pessoas se interessem e abracem a causa, pois se sabe que unida a região é mais forte e tem capacidade de recuperar a energia, a esperança e a dignidade de uma região contestada que  conseguiu, através de muita luta, conquistar seu espaço e sua identidade e agora não pode ser diferente. Há muito trabalho pela frente, mas o caminho está delineado e as parcerias construídas para que o Planalto Norte Catarinense tenha um futuro próspero que seja motivo de orgulho para toda a sua gente.