Prefeitura e Uniuv desenvolvem parceria para análise de água do PMPN

·
Atualizado há 9 anos

uniuv-parceria-prefeitura
(Foto: Assessoria).

Com a Lei nº 4490/2015 foi instituído o Programa Municipal de Proteção de Nascentes e Mata Ciliar de Cursos de Água (PMPN). A ação prevê que cada pequeno proprietário rural, que aderir à proposta, receberá suporte para proteger nascentes e passagens de água dentro da propriedade e incentivo de R$ 2.400,00 por ano. O trabalho engloba, ainda, análise de qualidade da água que será feito no laboratório do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv). Numa parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e a faculdade.

O secretário da pasta, Sidnei Cieslak, e o reitor do Uniuv, Alysson Frantz, visitaram os laboratórios do Centro Universitário, na tarde desta quinta-feira (18/06). O intuito é disponibilizar as análises gratuitamente para os produtores rurais atendidos. “Queremos cuidar da qualidade da água, realizando o acompanhamento de cada propriedade inserida no programa. Esse monitoramento vai mostrar como está a água no início do nosso trabalho e podendo, futuramente, verificar a eficiência das ações”, explicou Sidnei, na visita. Ele conheceu os equipamentos e estrutura existente na faculdade para desenvolver esse trabalho.

A Semma planeja iniciar esse procedimento dentro de 30 dias. Por meio de análises químicas e biológicas, a partir de amostras coletadas nas propriedades, será possível observar possíveis contaminações e comparar a evolução de qualidade da água. “As pessoas do meio rural utilizam essa água para consumo. Precisamos cuidar para que seja potável”, acrescenta Sidnei. Essa ação permite até orientar o proprietário, caso seja comprovada existência de materiais contaminantes, e auxiliar num plano de descontaminação.

O Programa Municipal visa a realização de diagnóstico, inicial na propriedade, levantamento de nascentes e plano de proteção de cada nascente e cursos de água. A Prefeitura vai auxiliar o produtor na recomposição da flora, próxima a esses locais e fornecer os materiais necessários. “Vamos fazer as cercas para evitar que animais passem por ali e impedir possíveis contaminações”, justifica o secretário.

Alysson parabenizou o programa desenvolvido pela Prefeitura e salientou a relação universidade e comunidade, nessa parceria. “Somos parceiros da Administração em várias ações e valorizamos muito essa iniciativa. Nossos alunos de engenharia ambiental vão participar desse trabalho e, com as análises, estamos colaborando com a sociedade, nessa nova fase do Centro Universitário”, disse.