Unidade do Senai é inaugurada em Porto União

·
Atualizado há 10 anos

inauração Senai 9
(Foto: Assessoria).

Foi inaugurada na manhã de sexta-feira, 26, a unidade do Senai em Porto União. Com 860 m2, a estrutura conta com três salas de aula e laboratórios de informática, mecânica industrial e multiuso. A previsão é que neste ano a unidade alcance 830 matrículas – mais da metade delas já realizadas desde o primeiro semestre.

A cerimônia contou com a presença do presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, do diretor regional do Senai, Sérgio Roberto Arruda e do vice-presidente regional Centro-Norte, Gilberto Seleme.

“Nós temos orgulho dos prefeitos que tem uma visão clara da importância da educação, quero dar os parabéns ao prefeito por ter se empenhado em trazer o Senai para Porto União. Os municípios que tem uma escola do Senai, são municípios que experimentam a partir daí, um novo ritmo de crescimento. Essa escola já tem mais de 500 alunos matriculados. Um trabalhador mais produtivo é um trabalhador que tem melhores opções de carreira e uma remuneração melhor e portanto tem uma condição de vida melhor. O que torna uma pessoa cidadã, é a carteira de trabalho assinada e isto ela consegue no setor industrial. Que é um setor formalizado”, analisou o presidente da Fiesc.

A implantação da unidade do Senai em Porto União é resultado de parceria com a Prefeitura, que se responsabiliza pela oferta do imóvel. O Senai realizou investimentos de R$ 600 mil na adequação do ambiente e equipamentos.

O Vice-Prefeito destacou a importância da qualificação dos jovens e adultos para melhorar e aperfeiçoar o trabalhador para o mercado de trabalho. “O Senai oferece aula de tecnologia e inovação e oferece isso muito bem. Foi uma luta que conquistamos junto com o Prefeito Anízio no final de 2012, de trazer a unidade do Senai para Porto União. Era um sonho criar cursos técnicos profissionalizantes no município e hoje já temos 500 alunos inscritos. Isso é importante para que os alunos saiam preparados para o mercado de trabalho”, falou o Vice-Prefeito Aloísio Salvatti.

São oferecidos cursos de aprendizagem industrial em informática e mecânica de manutenção de máquinas em geral, além de qualificação, aperfeiçoamento e iniciação em costura, costura industrial do vestuário, mecânica de máquinas industriais, eletricidade (industrial e predial de baixa tensão) e operação de computadores.

O Prefeito Anízio se mostrou feliz pelo momento em que o município está vivendo, com a vinda da unidade do Senai, qualificando mais os trabalhadores de Porto União. “Foi um compromisso de campanha que cumprimos. Passou as eleições e nós já estava discutindo a instalação do Senai aqui em Porto União.

Temos que agradecer o empresário Álvaro Schwegler que disponibilizou esse espaço. A prefeitura fez um convênio de repasse, aprovado pela Câmara, para bancar o aluguel e tivemos a oportunidade de trazer a unidade do Senai. Nós queremos um novo tempo para Porto União, não queremos mais que chamem Porto União de cidade dormitório, queremos o desenvolvimento. Foi a nossa proposta de trabalho e seguiremos com essa proposta até o final”, destacou o Prefeito Anízio.