UMA CARTA PARA UM FILHO MUITO ESPECIAL

Recebi com muito carinho uma carta linda, escrita pela mamãe Jucimara Gonçalves e que tem como destinatário, seu filho, Erick. O adolescente, que acaba de completar 16 anos, é autista. Um adolescente especial e que vem ensinando muito. Em uma semana onde o tema autismo entrou em discussão até mesmo na Câmara de Vereadores, compartilho aqui esse relato emocionante que confesso, me fez chorar.

Vamos lá, coragem!

 

Uma carta para um filho muito especial

União da Vitória, 1º de setembro de 2019.

Meu Querido Filho Erick,

Ainda que eu não domine a língua dos anjos, ainda assim, vou me arriscar a traduzir em palavras o sentimento que acredito não ser só meu, mas de seu pai, seus irmãos, seus avós, seus tios, enfim…, de todos que te cercam.

Há exatos 16 anos, você chegava às nossas vidas… minto, muito antes nós já esperávamos por você. Nós só não sabíamos como você seria, mas de uma coisa nós tínhamos certeza, nada mais seria como antes.

Você, com sua forma especial de ver o mundo, nos trouxe um novo universo do qual não conhecíamos nada: sermos pais, família de uma criança com autismo. E nos mostrou que existem muitas formas pra se ver o mundo, afinal, ninguém é igual a ninguém, então, não tem nenhum problema ser diferente.

Você mudou completamente as nossas vidas, nos tornando pessoas muito melhores, muito mais humildes e conscientes, principalmente da fragilidade que é a nossa vida, e do quão somos pequenos diante do grande desafio que é viver.

Você olhou profundamente no fundo dos nossos olhos, e nos provou que ser feliz é algo muito simples, nós é que somos complicados, e que tudo que existe de mais importante, cabe num abraço ou num sorriso…

Obrigada, meu filho, por todos os ensinamentos, por ser a nossa inspiração, nosso exemplo de superação, enfim, por todos os momentos em que você foi muito mais forte do que todos nós!!!

Perdoe a nossa deficiência, a qual insistimos chamar de sanidade, pois muitas vezes ela não nos permite compreender aquilo que você todos os dias tenta nos dizer e nos ensinar sobre o amor, sobre não ter preconceito, não carregar mágoa, nem se lamentar…

É, meu filho, você cresceu…, mas seu colinho sempre estará aqui!!!

Agradecemos a Deus por sua vida, e pedimos a Ele que continue te protegendo e nos iluminando para que a cada dia possamos ser mais dignos do grande presente que Ele nos deu: termos você como nosso filho!

Feliz 16 anos, Erick!!!

Com amor, mamãe, papai, e de toda sua família que te ama muito!