“Cooperativismo de crédito vem revolucionando o mercado financeiro”

Especialista do Vale do Iguaçu acrescenta que as cooperativas – mesmo em meio a pandemia – mostraram seu potencial de apoio à economia nacional

 

O coordenador na Cresol Vale do Contestado, Ariel Leandro Soares, em recente entrevista à CBN Vale do Iguaçu, explanou sobre o cooperativismo de crédito e o seu potencial crescimento brasileiro, mesmo em meio da pandemia da Covid-19.

Segundo ele, o cooperativismo é um movimento que nasceu como um instrumento de desenvolvimento socioeconômico. Citou ainda que a Cresol, por exemplo, é um dos maiores sistemas de cooperativas de crédito do Brasil.

 

Confira a entrevista:

Coordenador na Cresol Vale do Contestado, Ariel Leandro Soares | Foto: Arquivo Pessoal

 Jornal o Comércio (JOC): Na sua opinião, qual o futuro do cooperativismo de crédito?

Ariel Leandro Soares (ALS): Essa é uma pergunta interessante, pois hoje o cooperativismo de crédito vem revolucionando a cada dia o mercado financeiro. De certo modo, estamos conseguindo trabalhar com o relacionamento diferenciado e apresentando várias linhas de créditos e, que se encaixam conforme o perfil de cada associado. Por exemplo, atualmente cada pessoa tem uma necessidade diferente e nós procuramos atender de forma bem próxima, tanto com os agricultores, quanto as pessoas físicas ou empresas. Na minha opinião, hoje com a intensificação dos atendimentos virtuais, o cooperativismo de crédito vem ganhando cada vez mais força.

JOC: Como ficou o cooperativismo financeiro no período da pandemia?

ALS: Hoje conseguimos identificar que apesar da pandemia, a cooperativa em si, está se reinventando e busca alternativas a cada dia ou a cada mês, para contribuir com as dificuldades dos cooperados. Com certeza a pandemia afetou e, muito, as empresas. Buscamos (cooperativa de crédito) entender e dar uma certa assistência para que os empresários, em especial, para consigam se reerguer do sufoco que tem passado.

JOC: O cooperativismo pode contribuir com o desenvolvimento da economia?

ALS: Atualmente, as cooperativas de crédito já contribuem para o desenvolvimento da economia de várias formas. Inclusive, ao prestar aos seus associados o serviço financeiro por meio da conta corrente, aplicações, transferências, pagamentos, empréstimos, financiamentos, entre outras opções, as cooperativas, diferentemente de outras instituições financeiras, são formadas pela associação livre de pessoas naturais e empresas, em geral, com interesses em comum, assim tende a oferecer serviços personalizados aos nossos sócios. Nosso papel hoje na educação financeira também é muito relevante, seja pela proximidade com o cooperado, pelo fato de que eles podem participar da gestão e, também da governança da cooperativa.

JOC: O que faz com que as cooperativas se mantenham em meio às oscilações e as crises econômicas?

ALS: Além da pandemia presente hoje, precisamos levar em consideração a inflação, que também vem subindo. Por outro lado, as operações realizadas pelas cooperativas de crédito são, de modo geral, mais simples, tanto no lado passivo, que é a captação de depósito à vista ou a prazo, quanto do lado ativo, que entra com a cessão do crédito. Além disso, nossas operações são restritas a área de atuação, ou seja, o modelo de crédito em que o cliente e os usuários do serviço financeiro são donos do negócio. Para nós (cooperativa) ele não é apenas um cliente, mas sim faz parte do processo, ou seja, é um associado da cooperativa também.


“Conseguimos identificar que apesar da pandemia, a cooperativa em si, está se reinventando e busca alternativas a cada dia ou a cada mês, para contribuir com as dificuldades dos cooperados”

 

JOC: Qual a vantagem de investir por meio do sistema cooperativista?

ALS: O sistema de cooperativa atualmente não busca lucro em cima dos seus associados; o que garante que o sistema apresente um bom retorno sobre o seu investimento. Ao realizar investimentos como cooperados na nossa Instituição, o resultado é ainda melhor. Além de contar com a proteção do fundo garantidor, também oferece taxas melhores e rentabilidade maior que as opções de mercado hoje.


Cooperativa de Crédito (ou Cooperativa Financeira)

É uma associação de pessoas que buscam através da ajuda mútua, sem fins lucrativos, uma melhor administração de seus recursos financeiros.

Voltar para matérias