Revitalização da Avenida Bento Munhoz será em concreto e com ciclovia; obra deve começar em 2025
A tão aguardada revitalização da Avenida Bento Munhoz da Rocha Netto, em União da Vitória, está cada vez mais próxima de sair do papel.
O projeto arquitetônico e estrutural já está concluído, os recursos foram garantidos pelo Governo do Estado do Paraná e, segundo o prefeito Ary Carneiro Júnior, a expectativa é de que a obra tenha início ainda este ano.
Em entrevista, o prefeito destacou a importância da obra, que ligará a ponte do Domício Scaramella até a UGV.
“A Bento Munhoz é um dos principais eixos viários da cidade e hoje está em condições muito degradadas, o que não condiz com a realidade que queremos para União da Vitória”, afirmou.
O projeto prevê pavimentação em concreto, instalação de ciclovia, calçadas acessíveis, modernização do sistema de iluminação e demais adequações de infraestrutura urbana.
Segundo Ary, o uso do concreto garante maior durabilidade, representando uma solução definitiva em relação ao atual asfalto, que sofre com o desgaste precoce.
O investimento foi viabilizado por meio da articulação dos deputados estaduais Hussein Bakri e Alexandre Curi, junto ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior e aos secretários Sandro Alex e Guto Silva, da Secretaria de Estado das Cidades (SECID).
“Essa obra só está saindo porque tivemos apoio político decisivo dos nossos representantes. O Governo do Estado aceitou a proposta e colocou a revitalização da Bento como prioridade. O município fez sua parte, com o projeto completo já sendo analisado na Secretaria das Cidades”, afirmou Ary.
A próxima etapa será a abertura do processo licitatório, o que deve ocorrer nas próximas semanas. O prefeito ressaltou que, embora haja possibilidade de questionamentos jurídicos entre empresas concorrentes — algo comum em processos públicos —, a meta da gestão é clara: iniciar a obra ainda em 2025.
“Estamos fazendo tudo dentro da legalidade e com total responsabilidade. O sonho da população é o nosso sonho também. Queremos ver essa via transformada, com mobilidade segura e estrutura à altura do que União da Vitória merece”, concluiu.
A administração municipal também planeja divulgar, em breve, o projeto visual da nova avenida para que a população conheça com antecedência como ficará a Bento Munhoz após a revitalização.
Voltar para matérias




