Sete de Setembro terá homenagens aos profissionais da Saúde

Desfile no Vale do Iguaçu está programado para às 10 horas


“Estou contente que uma linha de trem não separa ninguém”.

Afirmou a secretária da Educação, Aldair Wengerkiewicz Muncinelli, ao citar a parceria entre Porto União e União da Vitória no planejamento do desfile de Sete de Setembro para 2021. De acordo com a educadora, as cidades limítrofes apresentaram a mesma temática: homenagear os profissionais da Saúde do Vale do Iguaçu.

Anualmente o Desfile Cívico Militar é organizado pelas equipes das secretarias de Educação de ambos os municípios. Em reunião realizada na segunda-feira, 09, na administração de União da Vitória e na quinta-feira, 12, no auditório da Educação, a programação deste ano fará menção à Pátria e levará às ruas os profissionais que se dedicam dia e noite ao enfrentamento da pandemia do coronavírus.

De acordo com Aldair, ainda será confirmado pelo comando do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5º BEC) se haverá atos cívico-militares. A tradicional revista à tropa segue mantida para abertura do Desfile, que neste ano acontece às 10 horas.

“Objetivo é agradecer aos profissionais da Saúde e dizer o quanto eles foram e são importantes neste momento difícil”, disse.

(Arquivo Jornal O Comércio)

O cancelamento das tradicionais solenidades no desfile cívico-militar é uma medida de prevenção sanitária para evitar aglomerações nas cerimônias, devido ao risco de contaminação pelo doença respiratória.

“Tivemos várias ideias que mantenham os protocolos sanitários e que emocionem aos moradores. Pensamos em colocar o palanque das autoridades em cima dos trilhos, para a união das cidades. As sugestões são diversas, o que tem nos arrepiado de emoção. O palanque neste ano será formado por no máximo 16 pessoas. O desfile será emocionante, mas tem muita coisa que é surpresa”.

Para o secretário de Educação de União da Vitória, Ricardo Brugnago, a intenção é mantermos a tradição, porém de uma maneira diferente.

“Faremos transmissão ao vivo, ainda a ser definida, para que o público possa acompanhar de suas casas e sem risco de contaminação. É um trabalho que vem sendo desenvolvido a várias mãos”.

Uma nova reunião está marcada para o dia 31 de agosto para definir o cronograma do Desfile.


Percurso

A concentração acontece na Avenida Manoel Ribas, no cruzamento com a rua Cruz Machado, de União da Vitória; após, segue pela rua Matos Costa, em Porto União, com dispersão na rua Frei Rogério, próximo aos Correios.


Sete de Setembro

A Independência do Brasil aconteceu em 7 de setembro de 1822. A história conta que nesse dia Dom Pedro I a proclamou às margens do rio Ipiranga, na cidade de São Paulo. O Brasil rompia sua ligação com Portugal e se consolidava como nação independente.

Voltar para matérias