Iguaçu recebe Paraná Clube para embate decisivo

Um jogo emblemático, recheado de expectativas, que está mobilizando União da Vitória e toda a região. O Iguaçu faz neste domingo, às 11 horas, no Estádio Antiocho Pereira, o confronto mais aguardado da primeira fase da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense. Pela sétima rodada da competição, a Pantera do Vale recebe o Paraná Clube. É uma partida altamente decisiva, simbólica, que resgata aqueles embates contra os grandes times do futebol paranaense. A promessa é de estádio lotado em um domingo que tem tudo para se tornar inesquecível na memória do torcedor iguaçuano.

Iguaçu recebe Paraná Clube para embate decisivo

“É um jogo importantíssimo para a história do Iguaçu. Uma grande equipe volta depois de muito tempo sem jogar no Antiocho Pereira. Deveremos ter um público muito expressivo, a mobilização da torcida está sendo gigante. Nós sabemos da importância do jogo e estamos nos preparando em todos os aspectos, principalmente o emocional”, destaca o técnico do Iguaçu, Ageu Gonçalves. Ele foi zagueiro do Paraná Clube entre as décadas de 90 e 2000 e conquistou quatro títulos estaduais com a camisa do tricolor paranaense. Certamente será um jogo especial para o treinador.

O Iguaçu vem de uma vitória importante sobre o PSTC na última rodada, fora de casa, por 1 a 0. A tabela de classificação mostra equilíbrio na parte de cima. A Pantera do Vale está na quinta colocação com os mesmos 10 pontos do quarto colocado, o Apucarana. E um ponto atrás do PSTC, que é o terceiro. Patriotas (16) e Andraus (14) são os líderes. Os quatro primeiros avançam para as semifinais da Divisão de Acesso. Por isso, vencer o Paraná Clube é fundamental na busca por esse objetivo de estar entre os quatro primeiros ao final das nove rodadas. “A evolução da equipe veio acontecendo no dia a dia. Nós tivemos a sabedoria de conviver com os resultados que não eram esperados no início do campeonato, com as críticas que aconteceram. Mas em nenhum momento pensamos em desanimar, em largar tudo. Nós sabíamos que havia condições de melhorar e estamos subindo de produção, técnica e fisicamente. Os jogadores entenderam que era preciso alterar algumas coisas. Estamos crescendo no momento certo da competição”, comenta o técnico do Iguaçu.

“Eu peço que o torcedor venha para o estádio e abrace o time do início ao fim porque não vai ser nada fácil, mas nós estamos nos preparando para que o torcedor deixe o estádio feliz ao final da partida. Temos muito respeito ao adversário, é o time grande do campeonato, não importa o momento que os caras estão vivendo. Sabemos da força do Paraná Clube, então precisamos do apoio do torcedor e dentro de campo vamos ter sabedoria e equilíbrio para que consigamos atravessar todas as fases que o jogo vai exigir. Vão ter momentos em que precisaremos atacar, outros em que vamos ter de defender, situações nas quais será preciso tocar mais a bola, em outras acelerar o jogo, tudo isso faz parte dos 90 minutos. Quando estivermos em um momento de dificuldade, o torcedor não pode vaiar, e sim incentivar para sairmos de possíveis situações de dificuldade. O torcedor pode ter certeza que vamos lutar muito”, completou Ageu Gonçalves.


Segurança reforçada

Segundo o tenente-coronel Balbino, comandante do 27º Batalhão de Polícia Militar de União da Vitória, a segurança será reforçada para esta partida de domingo. “Teremos sim um policiamento reforçado e adequado ao evento, porque é de maior envergadura essa partida”, comenta. A preocupação se dá, principalmente, pelo fato de cerca de 250 torcedores do Paraná Clube já terem confirmado presença no Antiocho Pereira. Haverá, também, um esquema especial de trânsito para que os ônibus com a torcida adversária possam acessar a cidade e o estádio sem maiores percalços.

Há reforços confirmados até nas transmissões. Além da TV Paraná Turismo e das rádios locais, outras quatro emissoras da Capital confirmaram presenças, além de um grande número de repórteres de jornais e portais.


O adversário

O Paraná Clube, sete vezes campeão paranaense, viveu seu auge nos anos 90 e início dos anos 2000. Frequentou a primeira divisão do futebol brasileiro por vários anos, disputou Copa do Brasil, Libertadores da América e esteve entre os principais times do país. Mas há alguns anos atravessa uma crise financeira que trouxe graves reflexos dentro de campo. O pior deles foi a queda, em 2022, para a segunda divisão do futebol paranaense.

Imaginava-se que o tricolor paranaense seria o time a ser batido nesta Divisão de Acesso. Mas não é o que tem acontecido. O Paraná, em seis rodadas, venceu apenas um jogo e amarga a sétima colocação na tabela com sete pontos. Ou seja, precisa desesperadamente vencer o Iguaçu para seguir com chances de classificação às semifinais.

O destaque da equipe na competição tem sido o atacante Liliu, que marcou quatro gols até o momento e é o artilheiro da Divisão de Acesso. Porém, o mais conhecido é o goleiro Felipe, de 39 anos, que já vestiu a camisa de grandes clubes do futebol brasileiro como Corinthians e Flamengo.

Recentemente, o Paraná Clube trocou de treinador, demitindo Marcão e contratando Fahel Júnior. A estreia aconteceu na rodada passada, no empate em 1 a 1 com o Laranja Mecânica.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Voltar para matérias