ARTIGO: Investir não é brincadeira!

Por Rafael Ortiz

 

Uma das coisas que mais me perguntam é sobre a bolsa de valores.

 

Muitos me procuram com a ansiedade de ganho rápido, com o entusiasmo de enriquecer com pouco esforço e a certeza de que isso ocorra de maneira fácil.

 

Sem delongas, logo jogo um banho de água fria, pois dinheiro fácil, ganhos astronômicos e enriquecimento rápido ficam apenas nas falácias dos falsos profetas que anunciam resultados absurdos e garantia de sucesso para os que ainda acreditam em Papai Noel!

 

Recentemente o mundo da renda variável – seja ações ou fundos imobiliários – trouxe mais de 3 milhões de CPFs investidores segundo dados da B3 no ano de 2020. Com isso também trouxe alguns oportunistas, que se utilizam da ganância humana e da falta de conhecimento financeiro dos mesmos, para angariar recursos alheios e, supostamente, em operações realizadas, perder para embolsar, já que “deixam” as vitimas cientes de que podem perder. São esses, os oportunistas milagreiros, que conquistam dinheiro fácil!

 

O que as pessoas precisam aprender e entender que não é assim que você enriquece. Desta forma você apenas potencializa, e muito, as suas chances de perder tudo, ou seja, nunca chegando nem perto do destino desejado. Costumo dizer que o famoso day trade é muito bacana, é uma excelente forma de você alavancar suas perdas, diminuir seu patrimônio e em um curto espaço de tempo você consegue perder tudo.

 

É possível ganhar? Sim, é possível. É certo? Sim, é certo, mas isso quando se faz do jeito certo. Nem mesmo Warren Buffett, o maior investidor do mundo, consegue ganhos superiores a 21% em média por ano. Como alguém que fez um cursinho com o irmão do tio do primo do vizinho aparece do nada e consegue milagrosos 20% ao mês? Tem algo de errado aí, não acha?

 

Antes de acreditar em falsos profetas pesquise, pergunte, procure profissionais da área, mas nunca deixe seu suado recurso em mãos de promessas milagrosas. Por mais que você conheça a pessoa, que seja seu amigo, se não for profissional do mercado, não faça, não aceite, não arrisque, pois deve ser golpe! Se um profissional fizer algo de errado, ele será punido. O órgão regulador é rigorosíssimo com tais atividades. Agora, alguém que não tem fiscalização nenhuma, regulamentação ou formação para isso… meu amigo, é furada. Lembre-se de uma coisa: é melhor perder o amigo do que mais tarde perder o amigo e seu dinheiro junto. Então, não caia em golpes.

 

Temos vários exemplos, aqui mesmo no Brasil, de pessoas que começaram sua jornada profissional como engraxate para se tornar bilionário na Bolsa de Valores. Esse engraxate do exemplo tem nome e sobrenome: Luiz Barsi Filho. Foi através da persistência, foco, disciplina, consistência, estudo e conhecimento, requisitos básicos para o sucesso, que ele conquistou o sucesso. Porém, o fundamental mesmo é a paciência, pois se leva muito tempo para alcançá-lo. Nosso maior investidor pessoa física, Barsi levou mais de 30 anos para se tornar milionário e mais 30 para se tornar bilionário. Ele construiu fortuna amparado nos requisitos acima.

 

Então, não espere que coisas fáceis, garantias absurdas ou ganhos rápidos o atraiam, pois cada vez que você faz isso achando que está adiantando os degraus da escada que vem subindo, na verdade acaba voltando no começo e o ciclo se segue até que desista e seja mais um a culpar o mercado, que a bolsa é cassino e que só se perde dinheiro nela.

 

Conselho: procure profissionais, empresas, corretoras, bancos que trabalhem com isso, tenha a certeza de que isso pode sim potencializar, e muito, seu recurso de forma a aumentar seu patrimônio e construir uma vida prospera e abundante, em que você possa usufruir dela sem surpresas e, assim, chegar a tão sonhada liberdade ou independência financeira. Isso vai levar tempo e você precisa estar amparado por quem possa fazer isso acontecer!

 

Rafael Ortiz é administrador, coach financeiro e investidor

Voltar para matérias