Bakri comemora concessão de selo de sanidade agroindustrial a União da Vitória

O município de União da Vitória é o centésimo no Paraná a receber o certificado de adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/PR). O documento é emitido pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), e foi entregue ao prefeito Bachir Abbas na última terça-feira, 12, no Palácio Iguaçu em Curitiba, pelo governador Ratinho Junior e pelo deputado Hussein Bakri.

Bakri comemora concessão de selo de sanidade agroindustrial a União da Vitória

Foto: da assessoria

Criado por lei em 2013 e regulamentado em 2020, o Susaf/PR é destinado especialmente à agroindústria familiar e de pequeno porte. O certificado acaba com entraves burocráticos que impossibilitam que produtos alimentícios e derivados, reconhecidamente bons do ponto de vista higiênico-sanitário, sejam vendidos além dos limites locais. Com a adesão ao sistema, os municípios podem indicar as pequenas agroindústrias locais que cumprem com as normas sanitárias e que poderão ampliar as vendas para todo o território estadual.

A meta do Governo do Estado é certificar 200 municípios até o final deste ano. O objetivo é garantir um maior valor agregado aos produtos da agroindústria familiar, para que ganhem mercado e garantam renda aos produtores. “Mais uma vez, o Governo Ratinho Junior demonstra na prática a sua preocupação em estimular o empreendedorismo e a geração de renda, eliminando amarras burocráticas da máquina pública”, afirmou Hussein Bakri.

“Uma pessoa, por exemplo, que produz queijo, salame, cracóvia, mel, geleia e uma infinidade de produtos, e que muitas vezes só podia vender na cidade dela, agora com esse selo pode chegar às cidades vizinhas e a outras regiões. É uma transformação especialmente na vida dos agricultores familiares, das pequenas cooperativas. Estamos tirando a burocracia do dia a dia dessas pessoas, mas mantendo o critério técnico, dando segurança ao consumidor”, disse Ratinho Junior.

Para ser credenciada ao Susaf/PR, a exigência é que as agroindústrias estejam registradas no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). O selo pode ser concedido aos municípios ou consórcios intermunicipais que apresentem como atribuição o serviço de inspeção e que ele seja estruturado, garantindo que o produto é de qualidade.

Em União da Vitória, os produtores já estão se organizando para acessar esse novo mercado. Atualmente, 17 agroindústrias têm o registro do SIM, e quatro delas já pediram a adesão ao Susaf/PR. Uma indústria leiteira, por exemplo, prevê ampliar em seis vezes a produção e negocia para fornecer leite tipo A para a Região Metropolitana de Curitiba. Já uma fábrica de embutidos está investindo R$ 5 milhões para ampliar a capacidade de produção.

“Esse selo vai abrir uma oportunidade aos nossos produtores para vender para todo o Estado do Paraná. Nós vamos partir de um mercado de 60 mil habitantes para mais de 11 milhões de habitantes. E o grande mérito da iniciativa é que ela amplia esse leque de oportunidades sem abrir mão da qualidade, pensando também no consumidor final”, ressaltou Bachir Abbas.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Voltar para matérias