COLUNA PELO PARANÁ: Ponte de Guaratuba

Foto: DER

Pesquisa encomendada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), mostra que 97,9% das pessoas consultadas aprovam a necessidade da Ponte entre Guaratuba e Matinhos. Esperada há mais de 30 anos, a construção da nova ponte iniciou em 27 de outubro com a instalação do canteiro de obras.

Ponte de Guaratuba II
O Governo do Estado está investindo R$ 386,9 milhões na estrutura da ponte, que terá 1.244 de extensão e será uma alternativa ao ferry boat utilizado para a travessia da baía de Guaratuba. A conclusão da construção tem um prazo de 24 meses.

Atrativos turísticos
Os parques de Vila Velha, em Ponta Grossa, e Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, registraram aumento de visitações em 2023. O primeiro obteve o recorde histórico de público, com 80.143 visitantes. Já o parque obteve a 3ª maior movimentação anual do século XXI, com mais de 1,8 milhão de turistas.

Vendas de Natal
As vendas de Natal deste ano foram maiores que as do ano passado no comércio varejista no Paraná. O estudo foi realizado pelo grupo Datacenso, mostra que as vendas superaram as do mesmo período do ano passado em 1,12%. Entre as cidades pesquisadas, Cascavel apresentou o maior crescimento (1,63%), seguido por Guarapuava (1,26%).

Safra de milho
O Estado do Paraná iniciou o plantio da segunda safra de milho 2023/24, informou o Departamento de Economia Rural (Deral). A semeadura ainda é incipiente e inferior a 1% da área prevista para o Estado, mas o cultivo já é registrado nas regiões de Guarapuava, União da Vitória, Laranjeiras do Sul e Pato Branco, com o total de 1,657 mil hectares semeados.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Concurso público
A Unicentro abriu um concurso público para a contratação de 91 docentes em Guarapuava e Irati. Há vagas para professores de diversas áreas. As inscrições começam no dia 9 de janeiro e seguem abertas até 8 de março. Edital pode ser acessado no site da universidade.

Fundão
O Fundo Especial de Financiamento de Campanha, conhecido como fundo eleitoral, será de 4,9 bilhões de reais nas eleições municipais de 2024 — um recorde histórico de dinheiro público para eleições municipais. O valor está previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Novo recorde
O montante do fundo eleitoral sancionado é o mesmo do pleito de 2022, que era uma eleição nacional (presidente da República, deputados, senadores e governadores) e 145% maior que o da eleição municipal anterior, de 2020, quando chegou a 2 bilhões de reais.

Maior fatia
A maior parte dos recursos do fundo eleitoral é distribuída entre os partidos conforme o número de representantes na Câmara de acordo com a última eleição legislativa– sendo assim, o PL e a federação PT-PCdoB-PV terão a maior fatia, já que elegeram 99 e 80 deputados em 2022, respectivamente.

Pleno emprego
O mercado de trabalho brasileiro pode se aproximar do pleno emprego em 2026 caso a atividade econômica mantenha o dinamismo atual, a declaração foi anunciada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann. O desafio é assegurar uma geração de postos de trabalho de qualidade, afirma.

Pleno emprego II
“Após a Covid, o economia brasileira voltou a recuperar o nível de atividade ao ritmo de 3,6% ao ano, em média. Com isso, a ocupação acumulou o crescimento de 19,6% entre 2021 e 2023, o que permitiu reduzir em 35,4% o número total de desempregados. A questão que emerge é a qualidade da ocupação gerada no País”, observou Pochmann.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Voltar para matérias